Tel.: (31) 3715-1484 - http://www.cordisburgo.mg.gov.br

Cordisburgo

Foto: Acervo Setur-MG / Adriana Fuchter

 

    Cordisburgo é uma das cidades míticas no imaginário dos apreciadores da boa literatura brasileira. Nesta cidade nasceu Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros. A casa onde o autor passou parte de sua infância é, hoje, o Museu Casa Guimarães Rosa, que possui em seu acervo fotos, documentos e variados textos produzidos pelo grande mestre. Outro atrativo de Cordisburgo é a Gruta de Maquiné, que encantou o cientista dinamarquês Peter Lund. Ele encontrou a gruta em 1835 e assim a descreveu: “nunca meus olhos viram coisa tão bela e magnífica nos domínios da natureza e da arte.”

Gruta do Maquiné – Uma das mais belas grutas do mundo. Considerada o berço da paleontologia brasileira, a gruta de Maquiné foi descoberta em 1825 e é considerada uma das mais belas do mundo. A Gruta de Maquiné foi utilizada pelo homem pré-histórico como abrigo. Essas comunidades não tinham o hábito de entrar nas zonas escuras, mas utilizavam as entradas das grutas como áreas protegidas. A existência de pinturas rupestres e de outros vestígios arqueológicos são indicadores desses usos. A Gruta de Maquiné possui aproximadamente 650 metros de galerias e sete salões explorados e preparados com iluminação e passarelas que possibilitam aos visitantes vislumbrarem, com segurança, as maravilhas de Maquiné, onde todo o percurso é acompanhado por um guia local. Pode-se visitar o Salão do Vestíbulo, o Salão das Colunas, do Trono, do Carneiro, dos Lagos, das Fadas e do Dr. Lund.

Museu Casa Guimarães Rosa – Uma das mais belas grutas do mundo. Considerada o berço da paleontologia brasileira, a gruta de Maquiné foi descoberta em 1825 e é considerada uma das mais belas do mundo. A Gruta de Maquiné foi utilizada pelo homem pré-histórico como abrigo. Essas comunidades não tinham o hábito de entrar nas zonas escuras, mas utilizavam as entradas das grutas como áreas protegidas. A existência de pinturas rupestres e de outros vestígios arqueológicos são indicadores desses usos. A Gruta de Maquiné possui aproximadamente 650 metros de galerias e sete salões explorados e preparados com iluminação e passarelas que possibilitam aos visitantes vislumbrarem, com segurança, as maravilhas de Maquiné, onde todo o percurso é acompanhado por um guia local. Pode-se visitar o Salão do Vestíbulo, o Salão das Colunas, do Trono, do Carneiro, dos Lagos, das Fadas e do Dr. Lund.

Powered by themekiller.com