CORDISBURGO

É a terra natal do escritor João Guimarães Rosa.

HISTÓRIA

Cordisburgo, antigo distrito criado em 1890/1891 com a denominação de Cordisburgo da Vista Alegre (a partir de 1923: Cordisburgo) e subordinado ao município de Paraopeba, foi elevado à categoria de município pelo decreto-lei estadual nº 148 de 17 de dezembro de 1938. Em meados de 1883, o padre João de Santo Antônio chegou na região conhecida como Sesmaria Empoeiras (algumas fontes citam o nome Arraial do Saco dos Cochos) e, por se tratar de um lugar com paisagens exuberantes e clima agradável, o padre logo a denominou de “Vista Alegre”, decidindo, assim, se estabelecer no local. É certo que, nessa região, o padre João deu início à fundação do povoado de Vista Alegre, em 21 de agosto de 1883, edificando a capela ao patriarca São José. O levantamento dos esteios se deu em 14 de fevereiro de 1884, tendo sido concluída a capela em 23 de junho de 1884.

 

COMPOSIÇÃO DO NOME

A composição do nome Cordisburgo é mistura das palavras Cordis, que do latim significa Coração e Burgo, que do alemão significa cidade, ou seja “Cidade do Coração, alcunha do local.

 

LOCALIZAÇÃO

Faz limites com Paraopeba, Araçaí, Santana de Pirapama e Curvelo.

 

TURISMO

O município integra o circuito turístico das Grutas.

Gruta de Maquiné

Um dos atrativos turísticos do município é a Gruta de Maquiné, descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné. A partir de 1834 a gruta foi explorada cientificamente por Peter Wilhelm Lund, um naturalista dinamarquês.

A casa onde nasceu o famoso escritor foi reformada e transformada em museu em 1974, após passar por vários proprietários. Os visitantes são recebidos por jovens voluntários que contam histórias sobre o escritor e narram trechos de suas obras. A venda mantida pelo pai de Guimarães Rosa e que funcionou até1923 ressurgiu no mesmo cômodo; agora vende lembranças da cidade, e livros variados. A casa está localizada em uma esquina, em frente à linha férrea que corta a cidade.

 

ZOOLÓGICO DE PEDRAS

A praça denominada Zoológico de Pedras “Peter Lund” expõe as estátuas de animais cujos fósseis foram encontrados na Gruta do Maquiné por Peter Lund, dentre eles a Preguiça Gigante e o Tigre Dente-de-Sabre.

A “Casa Elefante” é uma casa construída em formato de elefante pelo mesmo escultor dos animais do Zoológico de Pedras “Peter Lund” e foi o local onde o escultor morou.


 

PREFEITURA

http://www.cordisburgo.mg.gov.br

LOCALIZAÇÃO

Diretório

Veja Mais  

Powered by themekiller.com