A Rota das Grutas de Peter Lund é um projeto que visa promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação desta rota dos locais por onde o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) passou em suas pesquisas: Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo.

 Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte, abriga um importante acervo de zoologia, com uma coleção de paleontologia e coleções de vertebrados da fauna atual que contemplam anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O museu é parte do projeto Rota das Grutas de Peter Lund, que promove o turismo pelos locais por onde passou o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund.

Terça a sábado, das 9h às 17h, e às quintas até as 21h.

Localização: Avenida Dom José Gaspar, 290, Bairro Coração Eucarístico, Campus PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais

Ingresso: R$ 10,00 (Menores de 4 anos são isentos. De 4 a 12 anos e maiores de 60 anos pagam R$5,00)

Mais Informações:  (31)3319-4152

GRUTA DA LAPINHA

Principal atrativo do Parque Estadual do Sumidouro, o acesso é feito pela portaria do Museu Peter Lund, em Lagoa Santa. Eleita em 2011 como uma das “Sete Maravilhas da Estrada Real”, está inserida na Rota das Grutas Peter Lund, assim como a gruta Rei do Mato e a gruta de Maquiné.

CEMITERIO PETER LUND

Monumento dedicado ao pai da Paleontologia Brasileira, Peter W Lund, o túmulo Dr. Lund foi construído num local escolhido pelo próprio naturalista para abrigar seus restos mortais e de seus colaboradores Peter Andreas Brandt,  Wilhelm Behrens e Johann Rudolph Muller. Lund registrou seu desejo de ser sepultado à sombra de um pequizeiro, num local aprazível onde costumava fazer suas leituras.

Endereço: Rua Caiçara, s/ n° – Brant.
Dias de funcionamento: Segunda à Sexta
Horário de funcionamento: 08:00 às 15:00 horas
Entrada: Franca
Telefones para informação: (31)3688-1390

 Museu Peter Lund

O Museu Peter Lund foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2012 e possui: 
 – Área de exposição com 80 fósseis vindos do Museu Natural de Copenhagen

– Fica na entrada da Gruta da Lapinha

 Gruta Rei do Mato 

Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta impressiona pela dimensão, com 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias, e pela profundidade de seus salões, com desnível de 30 metros. Uma curiosidade: os especialistas consideram a Rei do Mato uma gruta “viva”, pois está em contínuo processo de formação, devido à ação da água.

 Gruta do Maquiné

Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.

Museu Casa Guimarães Rosa

O acervo do Museu é composto por objetos de uso pessoal, doméstico e profissional de

Guimarães Rosa, um conjunto de fotografias, edições nacionais e estrangeiras de obras e

documentação textual – originais manuscritos e datilografados, com destaque para os

originais do último livro do escritor, Tutaméia, e para a correspondência que manteve

com seu pai e também com seu amigo, Pedro Barbosa..

Rua Padre João, 744

Cordisburgo MG 35780-000

Tel: (31) 3715-1425

Funcionamento:

Segunda a domingo das 9h às 17h

Powered by themekiller.com