MONUMENTO NATURAL ESTADUAL PETER LUND

Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios. Também está inserida na Rota Lund, projeto do Governo de Minas de criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas Lapinha, em Lagoa Santa, e Rei do Mato em Sete Lagoas.
 
A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.
 
A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local. 
 
Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.

INGRESSO

* Ingresso adulto: R$25,00

  • Meia entrada: – Crianças de 6 a 12 anos – Idosos acima de 60 anos – Estudantes com carteira – Na Gruta da Lapinha: Escaladores com carteira de associações confederadas
  • Na caverna, permitida entrada de crianças a partir de 6 anos

*Entrada gratuita

-Guias com carteira Embratur

-Motoristas de grupos a serviço: ônibus, van e táxi

*pagamento somente em dinheiro

Como chegar à Gruta do Maquiné partindo de Belo Horizonte: 
É preciso seguir pela BR-040, sentido Sete Lagoas, permanecendo na rodovia até o acesso a MG-231. A Gruta está localizada no km 7. 

Via Alberto Ramos, MG 231, s/n – Zona Rural

Fone: (31) 3715-1336

Horário de visitação: 8 às 16hs

Funcionamento: Segunda a domingo

Powered by themekiller.com