Matozinhos

Matozinhos, State of Minas Gerais, Brazil

Como chegar:

Onde ficar e onde comer:

Contatos:

Principais Distâncias

Belo Horizonte
0
Km
São Paulo
0
Km
Rio de Janeiro
0
Km
Vitória
0
Km
Aeroporto Internacional de Confins
0
Km

Matozinhos está situado em um planalto, por isso o aspecto geral do seu território é montanhoso, sendo o Pico da Roseira seu ponto mais elevado, com 1.011 metros de altitude.

Outras atrações compõem o cenário turístico de Matozinhos. A formação de rochas calcárias revelam a grande riqueza arqueológica e espeleológica da região, onde se destacam as grutas “Cerca Grande”, “Poções” e “Ballet”, sendo que nesta última encontra-se o painel de pintura rupestre denominado “Ritual de Fecundidade”.

Construções antigas como as da igrejinha de São José, construída em arquitetura colonial, no século XVIII, são também relíquias da cidade. Referência especial merece a Fazenda da Jaguara, sede do chamado “Vínculo da Jaguara”, que se constituiu em importante estabelecimento rural do período colonial.

Filhos ilustres ajudaram a criar parte da história, tais como Bento Gonçalves, Caio Martins e Agripa de Vasconcelos. Cavalgadas, Jubileu do Senhor Bom Jesus, congados, folia de reis, enfim, as festas mais típicas do interior mineiro também são acontecimentos na cidade. Bons restaurantes, hotéis e um povo acolhedor estão de braços abertos para receber você e sua família.

Venha conhecer um pouco da história de Minas e suas belezas naturais em Matozinhos, a 47 Km da capital mineira.

Atrativos e Eventos turísticos

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos – O templo atual, inaugurado em 1929, foi projetado pelo Padre Italiano Sebastião Scarzello, que também era médico e engenheiro. A construção foi uma tentativa de reproduzir os traços e a organização do espaço interno de uma igreja existente em Milão, Itália.

A edificação destaca-se em relação ao casario e dimensões da cidade pelas suas proporções monumentais. O partido em T mostra claramente a tentativa de cópia das igrejas renascentistas italianas com elementos flagrantes deste estilo de época europeu, porém adaptados aos materiais e sistemas construtivos regionais. Apresenta átrio de grandes dimensões, dividido em cinco ambientes que correspondem aos elementos da fachada. Sua planta apresenta eixo de simetria. O Santuário é o que possui o maior número de janelas da América Latina.

Tem valor religioso e cultural regional, sendo o Santuário um centro de peregrinação que atrai, todos os anos, durante o Jubileu do Sr. Bom Jesus, em setembro, considerável número de visitantes.

Praça da Estação / Casario Antigo – A Praça Desidério Junqueira, também conhecida como Praça da Estação, é um dos principais atrativos turísticos do município, já que reúne, no mesmo espaço, o prédio da Estação Ferroviária, inaugurado em 31/08/1895, que ainda conserva suas características originais, o casario antigo da cidade, com destaque para a casa onde nasceu Caio Martins, o “Escoteiro Padrão do Brasil”, a Igreja de Santa Terezinha e a praça, bem arborizada, com um coreto, onde ocorrem eventos artísticos e culturais, além de ser um excelente local de encontro dos moradores do bairro

Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matozinhos – O Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matozinhos é a festa mais tradicional e representativa do município que oficialmente desde 1850.

O Jubileu do Padroeiro do Município é comemorado anualmente em 10 dias de celebrações. Toma-se como referência a semana do dia 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz, segundo o calendário religioso. Na sexta-feira anterior a este dia dá-se início a uma novena rezada no Santuário do Sr. Bom Jesus, que termina no sábado subseqüente ao dia 14.

No último dia da festa, no domingo, é feito o encerramento do Jubileu com missas campais e a tradicional Procissão Motorizada, com vários caminhões e sobre eles pessoas da comunidade representam as passagens bíblicas, desde o nascimento de Cristo até a sua crucificação, e sobre o último caminhão a imagem do padroeiro.

As comemorações laicas iniciam-se na quinta-feira, que antecede o domingo, último dia da parte religiosa, e termina na segunda-feira subseqüente, dia este reservado pela população local para fazer as “compras de jubileu”. Barraquinhas são montadas na Praça do Rosário e ruas adjacentes para a comercialização de produtos alimentícios e artigos variados como bijuterias, brinquedos, ferramentas, artigos de vestuários, entre outros.

Festa de Nossa Senhora do Rosário – Mocambeiro – Festa tradicional que ocorre em agosto, no Distrito de Mocambeiro. A festa conta com a apresentação da Guarda de Nossa Senhora do Rosário e Candombe.

Durante os dias em que ocorre a festa, acontecem vários movimentos: a novena, as missas, o levantamento do Mastro, vários cortejos e as visitas aos Reis e Rainhas.

Tendo como referência o penúltimo domingo do mês de agosto, as celebrações iniciam-se na sexta-feira com a procissão saindo da casa do Alferes da Bandeira até a igreja, onde ocorre uma missa e, logo após, o levantamento dos mastros com as bandeiras de Nossa Senhora  do Rosário e São Benedito, patrono da guarda, e em seguida ensaio geral.

Festa de Nossa Senhora do Rosário – Bairro Cruzeiro – Festa tradicional e mais representativa do Bairro do Cruzeiro. A Festa de N. Sra. do Rosário acontece sob a responsabilidade da Guarda de Congo e é celebrada desde 1933.

O festejo do Reinado é comemorado anualmente durante a semana que precede o último domingo do mês de agosto. A festa é composta pelas celebrações sagradas, que são desenvolvidas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Santa Cruz, e pelas manifestações profanas, que acontecem nas ruas adjacentes.

As festividades se iniciam com uma novena dedicada à Santa, que termina na sexta-feira, anterior ao último domingo do mês. Após o término da novena, realiza-se o hasteamento das bandeiras contendo as imagens dos principais santos de devoção da irmandade: N. Sra. do Rosário, N. Sra. Aparecida, Santo Antônio e o Divino Espírito Santo.

Onde fica?

Para informações sobre visitação às GRUTAS, acesse o menu "Grutas e Parques"