Cachoeira da Prata

Cachoeira da Prata, State of Minas Gerais, Brazil

Como chegar:

Onde ficar e onde comer:

Contatos:

Principais Distâncias

Belo Horizonte
0
Km
São Paulo
0
Km
Rio de Janeiro
0
Km
Vitória
0
Km
Aeroporto Internacional de Confins
0
Km

Cachoeira da Prata é um convite ao sossego, a tranquilidade e à contemplação da natureza.

Cachoeira do Macacos foi seu primeiro nome por estar às margens do Ribeirão Macacos. O povoado surgiu por volta de 1886 com a fundação da Companhia Têxtil Cachoeira do Macacos.

Tem quem prefira fazer um mais aventureiro ou ligado à prática de esportes. A cidade oferece locais para ciclismo e passeio de trilhas. Mas tem os quitutes para quem prefira uma experiência gastronômica extraordinária.
A Represa Doutor Geraldo Pereira da Rocha, principal cartão postal da cidade e que conta parte da nossa história, foi reformada após romper com a força das chuvas e atualmente é um bem tombado. Ela quem inspirou a mudança do nome da cidade de Cachoeira dos Macacos para Cachoeira da Prata. Por meio de uma passarela, o visitante pode apreciar uma linda paisagem sob o Ribeirão Macacos que segue seu percurso até desaguar no Rio Paraopeba.
Nesse território, ainda contamos com a imagem do Cristo em uma península na parte central da represa onde os visitantes podem tirar belas fotografias e gravar as melhores memórias daqui.

O Congado também tem um espaço marcante entre as festas realizadas no município, assim como a encantadora Banda de Música do Sagrado Coração de Jesus que embeleza grande parte dos eventos realizados na cidade com uma música agradável e envolvente.

Cachoeira da Prata é reconhecida pelos salgados, doces e quitandas da mais deliciosos e diversificadas da região.

Quem visita Cachoeira da Prata, garantimos, tem uma das melhores experiências gastronômicas da região.

Atrativos

Orla da Represa – Assim que chega a Cachoeira da Prata, o visitante pode fazer uma caminhada pela orla que fica em parte do Rio Macacos. No espaço tem uma academia ao ar livre, onde as pessoas aproveitam para fazer ginástica e apreciar a natureza. A orla da represa é onde acontece a feirinha de artesanato e gastronomia de Cachoeira da Prata. O evento é realizado em um domingo por mês e conta com atrações musicais e brinquedos para as crianças.

Represa Doutor Geraldo Azevedo da Rocha – A Represa, principal atrativo turístico da cidade, foi construída no ano de 1905 e iniciou um ciclo de transformações tecnológicas na antiga Cachoeira do Macacos com a instalação de iluminação elétrica, um dos primeiros aparelhos de telefonia do Estado, estradas de rodagem e veículos automobilísticos. O empreendimento, que passou por uma revitalização após sofrer impactos com uma forte chuva na região, fica localizado na área central da cidade. Na represa, o visitante pode registrar as mais belas fotos para guardar Cachoeira da Prata para sempre em suas lembranças. Não tem quem passe pela cidade que não faz uma paradinha para registrar a visita no município.

Igreja Sagrado Coração de Jesus – A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus construída em 1930 homenageia o padroeiro da cidade. No interior da paróquia, o visitante encontra uma pintura restaurada a mão por uma de nossas conterrâneas.

Onde fica?