MONUMENTO NATURAL ESTADUAL PETER LUND

Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios. Também está inserida na Rota Lund, juntamente com as Grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, e Rei do Mato em Sete Lagoas.

A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.

A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local

Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.

INFRAESTRUTURA

A Gruta possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Amplo estacionamento para ônibus e automóveis;
  • Espaço para comércio de produtos como lanchonete, doces, artesanatos, livros;
  • Sanitários públicos (masculino e feminino);
  • Bilheteria, guarita, bancos para descanso, escadas, rampas de acesso;
  • Intervenções realizadas nos ambientes internos da gruta, com iluminação artificial e piso em trechos específicos

FUNCIONAMENTO

A visitação acontece todos os dias, das 08:30h ás 16:30h.

INGRESSOS E TARIFAS

Pagamento somente em dinheiro em espécie.

Valor:  R$25,00 (inteira)

Meia entrada: estudantes até 17 anos. Estudantes acima dos 18 mediante apresentação de documento comprobatório.

Gratuita: pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

ORIENTAÇÕES

  • Não se recomenda a entrada de crianças menores de 5 anos na Gruta; de pessoas portadoras de imunodeficiências; de pessoas claustrofóbicas ou de pessoas com dificuldades de locomoção.
  • A visita é guiada
  • Para visitar a gruta com segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados;

COMO CHEGAR

O monumento está localizado a 5 km da sede municipal de Cordisburgo, na rodovia MG 421. Saindo de Belo Horizonte, o principal acesso para Cordisburgo é através da BR 040 e, em seguida, pela MG 231, no trevo próximo a cidade de Paraopeba.