Gruta Rei do Mato

Sete Lagoas, State of Minas Gerais, Brazil

Como chegar:

Onde ficar e onde comer:

Contatos:

Principais Distâncias

Belo Horizonte
0
Km
São Paulo
0
Km
Rio de Janeiro
0
Km
Vitória
0
Km
Aeroporto Internacional de Confins
0
Km

Importante:

A Gruta Rei do mato foi reaberta no dia 01/05/2021. Veja abaixo as regras de visitação neste período de pandemia, que somente será permitida COM AGENDAMENTO PRÉVIO.

  • As visitas de grupos ocorrerão com no máximo 5 pessoas sendo do mesmo círculo social, vindas no mesmo veículo, mais 1 monitor. Pessoas em veículos distintos serão consideradas grupos distintos e terão de aguardar a finalização das atividades do primeiro grupo para serem atendidas;
  • Serão realizadas no máximo 3 visitas (3 grupos) diárias sendo as saídas ás 08h30; 10h30 e 13h30 horas, com intervalo para almoço de 12:00 ás 13:00 horas.
  • Todas as visitas devem ser agendadas através do e-mail mnegreidomato@meioambiente.
    mg.gov.br, ou pelo telefone (31) 3775-2695
    ;
  • As regras de visitação da Unidade de Conservação conforme a Portaria IEF 152 de 17 de outubro de 2013 continuam as mesmas: uso obrigatório de calçado fechado e idade mínima permitida de 6 anos.
 

Não haverá fornecimento de máscaras, água para beber e álcool gel pela administração da Unidade de Conservação.

Atualizado por ASSCOM ACTG em 06/05/21

História

A Gruta Rei do Mato, está localizada na cidade de Sete Lagoas – MG e juntamente com as Gruta da Lapinha e Gruta do Maquiné faz parte da Rota das Grutas Peter Lund.

A partir de 1840, surgiram os primeiros registros de explorações e de estudos nas cavernas da região, realizados pelo dinamarquês Peter W. Lund. O primeiro mapeamento documentado da Gruta Rei do Mato foi feito pela Sociedade Excursionista e Espeleológica em 1973. Só em 2009, porém, a área foi alçada a monumento natural.

Na Grutinha, que fica ao lado da Rei do Mato, existem pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, que datam de seis mil anos.

Foto: Evandro Rodney

A Gruta Rei do Mato possui 998 metros de extensão, dos quais 220 metros estão abertos à visitação. Ela é considerada uma das mais belas grutas do país e considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia.

Nos salões da Rei do Mato, as estalagmites – formas arredondadas que crescem a partir do chão – disputam nosso olhar com as cascatas ou cortinas de pedras que escorrem pelas paredes e as impressionantes estalactites – formas pontiagudas que nascem a partir do teto. Não satisfeitas elas se encontram, as estalagmites e as estalactites, e formam colunas esculturais únicas.

No salão Principal, dois espeleotemas chamam a atenção: a estalactite Cenourão, de cor alaranjada, e a estalagmite Sorvetão. Já no Salão das Raridades, um dos mais importantes da caverna, estão elas – imponentes, majestosas e únicas no mundo inteiro – as Colunas Gêmeas, de calcita, cilíndricas e harmônicas, com altura estimada entre 12,5 a 13 m e diâmetro entre 25 a 30 cm.

Foto: Evandro Rodney

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pela Lei Estadual nº 18.348, de 25 de Agosto de 2009, com o intuito de proteger o sítio arqueológico Gruta Rei do Mato, seus ecossistemas cársticos de grande beleza cênica, fauna e flora valorizando os patrimônios espeleológico, arqueológico e paleontológico. A sua gestão é feita pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas.

Curiosidade: Nome da Gruta

Existem duas versões para o curioso nome da caverna: Uma, conta a história de que, em meados dos anos 1930, os moradores teriam avistado um homem alto, loiro, de cabelos e barbas longas que frequentava a floresta e a gruta. A outra, conta sobre um homem diferente, magro, moreno, de cabelos curtos, conhecido como Milito Pato, que teria habitado no primeiro salão da gruta. Em ambos os casos, o personagem da história teria sido apelidado de o “rei do mato”, daí nada mais justo que dar seu nome à Gruta.

Infraestrutura

O MNGRM possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • A gruta é equipada com iluminação artificial e estruturas de passarelas;
  • Receptivo turístico com: bilheteria, galeria com exposição permanente de arte de pintura rupestre , banheiros e auditório com 114 lugares;
  • Sede administrativa e vestiários para funcionários;
  • Estacionamento com capacidade para 200 veículos

Funcionamento

A visitação acontece todos os dias, das 9h às 16h. As visitas são obrigatoriamente guiadas pelos monitores do MNE Gruta Rei do Mato, inclusive as para pesquisa.

Ingressos e tarifas

Pagamento somente em dinheiro em espécie.

Valor: R$25,00 (inteira)

Meia entrada: estudantes até 17 anos. Estudantes acima dos 18 mediante apresentação de documento comprobatório.

Gratuita: pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Orientações

  • A visita é guiada
  • A idade mínima para a entrada é 6 anos comprovada através de documentação e acompanhadas pelos pais;
  • Para visitar a gruta com segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados;
  • Para visita de grupos acima de dez pessoas é necessário agendamento prévio;
  • Grupos devem ter, no máximo, 20 pessoas.

Onde fica?

Como chegar:

Partindo de Belo Horizonte, seguir pela BR-040 sentido Brasília por 70Km. Logo após a primeira entrada para Sete Lagoas, fazer o retorno no trevo. A entrada do Monumento está na pista sentido Belo Horizonte, logo depois do retorno.