Vegetação e Fauna

Vegetação

O Bioma Cerrado é predominante na região da APA Carste de Lagoa Santa, apresentando gramíneas, arbustos e árvores de casca grossa, com raízes muitas vezes longas, que lhes permite se aprofundarem no subsolo.

Árvores:
Jatobá do cerrado, pequi e ipê amarelo estão presentes no Cerrado.

A Mata Seca também está presente sobre os maciços calcários, representada por paineiras, gameleiras e perobas. No período de estiagem, muitas de suas árvores costumam perder todas as folhas, dando a impressão de estarem completamente secas.

Em locais úmidos, como nas dolinas e ao redor dos afloramentos calcários, desenvolve-se uma MATA MAIS DENSA, muitas vezes com cipós e árvores geralmente mais altas como Jacarandá e Copaíba.

Em meio à vegetação, interligadas ao fluxo de água subterrânea e localizadas nos fundos de dolinas e depressões presentes na planície podendo ser temporárias ou permanentes, estão as lagoas das regiões carsticas.

Fauna

Aves:
Além das aves migratórias que costumam vir do Pantanal e até mesmo da regiões do Hemisfério Norte, são encontrados na região o biguá, irerê, pica-pau-amarelo, maritaca.

Mamíferos:
Mico estrela, tatu-peba, veado catingueiro, raposinha, jaguatirica, lobo-guará.

Serpentes:
Cascavel, cobra-cipó, jararaca