Santana de Pirapama

Sete Lagoas, State of Minas Gerais, Brazil

Como chegar:

Onde ficar e onde comer:

Contatos:

Principais Distâncias

Belo Horizonte
0
Km
São Paulo
0
Km
Rio de Janeiro
0
Km
Vitória
0
Km
Aeroporto Internacional de Confins
0
Km

Santana de Pirapama fica na região central de Minas Gerais e é conhecida por suas majestosas cachoeiras de águas gélidas e cristalinas.

 Suas principais atrações turísticas giram em torno de sua bela e vasta natureza, que abrigam uma fauna e flora bem diversificada.

Desmembrada de Cordisburgo em 1948, Santana de Pirapama foi elevada a status de município. Em seguida o município recebeu o Distrito de Fechados que até em tão pertencia ao município de Conceição do Mato Dentro, se tornado um dos maiores municípios mineiros em extensão territorial.

O atual nome do município é a junção do nome de sua padroeira Santana e Pirapama, de origem indígena tupi que significa Peixe Bravo.

Assim, hospitaleira e aconchegante, a natureza e os moradores de Santana de Pirapama estão à sua espera.

Atrativos

Festa do Trabalhador – A Festa do Trabalhador acontece desde 1988, sempre no dia 1 de maio.
Segundo conta seu idealizador, o Sr. José Basílio, tudo começou quando ele teve a ideia dos trabalhadores, durante o ofertório da missa campal, ofertarem seus instrumentos de trabalho, numa forma de agradecimento à Deus pela oportunidade de trabalhar. Os trabalhadores, cujos instrumentos de trabalhos não eram portáteis, logo protestaram, pois não podiam participar do evento. Ficou decidido então que se faria um desfile com as máquinas (teares), carros de bois, engenhos de cana, etc. E assim acontece todo ano a Festa do Trabalhador: com desfiles, feiras e shows.

Poço do PadreConta-se que em um poço próximo à Vila de Fechados só o Monsenhor Roque e outros padres podiam tomar banho. Não é sabido se é lenda ou o quê, mas fato é que o poço ficou conhecido como Poço do Padre e a meninada sempre ia até lá, inclusive nas horas de matar aula com o pensamento “se ninguém pode vir, ninguém vai descobrir que estamos aqui…”

O Poço do Padre é lindo, com água cristalina, calmo e de uma paz incrível. Fica na Vila de Fechados, que pertence a Pirapama e é de fácil acesso.

Onde fica?