Pedro Leopoldo Município em Minas Gerais

Situada na região Central de Minas Gerais, há apenas 40 km da capital mineira, Pedro Leopoldo é um destino com muitos eventos culturais, circuito gastronômico, a se destacar o tradicional Boi da Manta e o Festival de Luz, encontros de folias e congados, cavalgadas e muito mais.
Se destaca ainda pela beleza de seus monumentos naturais e pela diversidade de patrimônio histórico e cultural já que foi berço de Chico Xavier, da primeira sulamericana, Luzia, e de um dos maiores ídolos do futebol mineiro, Dirceu Lopes. Pedro Leopoldo e sua gente acolhedora estão sempre de portas abertas para quem quer se deliciar com seus cantos e encantos. Sejam todos muito bem-vindos!.

Chico Xavier

Chico Xavier nasceu no dia 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, onde viveu até os 49 anos, quando se mudou para Uberaba. Tornou-se o maior médium do país e sua trajetória de vida inspira, até hoje, todos aqueles que acreditam na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, tendo admiradores em todo o mundo. Desde 2005 a Fundação Cultural Chico Xavier é uma das responsáveis por recuperar, preservar e divulgar os locais historicamente mais significativos de sua vida em Pedro Leopoldo, como a Casa de Chico Xavier e a Fazenda Modelo. Pelo viés religioso, destaque para o trabalho do Centro Espírita Luiz Gonzaga e do Centro Espírita Meimei (fundados por Chico), que trabalham o legado de Chico Xavier dentro dos preceitos da doutrina espírita. A Praça Chico Xavier, localizada na estrada da cidade, possui um busto e uma estatua de bronze esculpida pela artista Vânia Braga, sendo outra referência turística ligada ao médium. Todos estes locais são abertos ao público e compõem o roteiro “Caminhos de Luz” criado em 2005. Nos meses de abril e julho o “Festival de Luz” e o “Congresso Espírita de Pedro Leopoldo” respectivamente, atraem turistas de todo o Brasil promovendo o turismo e a cultura no município a partir deste exemplo que foi Chico Xavier, reconhecido como o “Maior brasileiro de todos dos tempos”.

Outras informações:
Casa de Chico Xavier
Endereço: Rua Pedro José da Silva, 67 B, Centro
Contato: (31) 3665-1797
Site: www.fccx.com.br

Foto: Memorial de Chico Xavier

ARQUEOLOGIA, PALEONTOLOGIA, AVENTURA e ECOLOGIA

A cidade é como uma porta de entrada para o Circuito Turístico das Grutas, pois em seu território é possível encontrar muitos registros históricos, representados em cavernas, grutas, abrigos, lapas que deram origem a grandes descobertas pré-históricas. Dentre elas está Luzia, como é conhecido o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, com cerca de 12 mil anos. O fóssil foi encontrado nos anos 70 por uma missão arqueológica franco-brasileira na Lapa Vermelha IV, em Pedro Leopoldo. Neste local e na Lapa do Sumidouro, o dinamarquês Peter Lund, considerado o pai da paleontologia brasileira, descobrira, entre 1835 e 1845, milhares de fósseis de animais extintos da época Pleistoceno, além de 31 crânios humanos em estado fóssil, o qual passou a ser conhecido como "o Homem de Lagoa Santa", que fizeram dessa região uma das mais importantes para estudos científicos do mundo.

Parque Estadual do Sumidouro

Unidade de conservação situada entre os distritos de Quinta do Sumidouro e Fidalgo, na região Norte de Pedro Leopoldo, a cerca de 20 Km do Centro, na divisa com o distrito da Lapinha em Lagoa Santa. Abriga uma paisagem cárstica relevante, com monumentos naturais como a Gruta da Lapinha, atrativo âncora da Rota Lund e a Lapa do Sumidouro, local onde Peter Lund realizou suas principais descobertas arqueológicas e onde em frente, sazonalmente, se forma uma bela lagoa. Um pouco mais distante, a Fazenda Samambaia possui um casarão histórico recentemente restaurado, lagoa e moinho d’água ativo. Estes e outros atrativos como a arquitetura da Casa Fernão Dias, trilhas ecológicas, flora e fauna preservadas, etc. estão distribuídos em uma área aproximada de 2 mil hectares, estruturada para a prática de atividades de aventura como a escalada e trekking, recebendo ainda muitos visitantes para realização de atividades pedagógicas em seu ambiente natural.

Rua Fernão Dias, nº 10, Quinta do Sumidouro.

Contato: (31) 3661 8122

Site: pesumidouro.blogspot.com.br

Monumento Natural Estadual da Lapa Vermelha

Este local, além de duas belas cavernas, possui um sítio arqueológico onde foi descoberto o crânio de Luzia, além de outros registros pré-históricos. Criada em 2010, a Unidade de Conservação ajuda a preservar os patrimônios natural e arqueológico, sendo um local sensível, cujo acesso é restrito a pesquisadores e cientistas.

Gruta do Baú

O local onde se encontra a gruta é um maciço de extrema beleza cênica, a se destacar a formação de uma fechadura em rocha que deu nome ao local. Na Gruta, Peter Lund encontrou os primeiros registros de fósseis de animais da megafauna, além outros fósseis de animais do cerrado, alguns já extintos. Faz parte de uma das principais rotas de escalada do país, servindo não só para a prática esportiva, como também para iniciantes, dada a diversidade de vias encontradas no local.

Endereço: Estrada p/ Fidalgo, s/n em frente à Fazenda Girassol.

Lapa do Antão

Belíssima formação calcária, sendo um local considerado como um dos mais democráticos para a prática de escalada no Brasil. Possui cerca de 200 vias mapeadas e publicadas no Guia de Escaladas. Além das vias, a lapa possui fauna e  flora preservadas e protegidas por seus guardiões, os escaladores, sendo um exemplo de gestão não institucionalizada e harmonia com a natureza.

Endereço: Fazenda do Seu Antão, Distrito de Fidalgo.

Cachoeira do Urubu

Bela cachoeira com aproximadamente 15 metros de queda e uma piscina natural com profundidade de 80 centímetros, que fica nos fundos de uma fazenda histórica de mais de 200 anos. O local possui restaurante e churrasqueiras, sendo uma boa opção para quem busca contato com a natureza em um local histórico e apropriado para reunir a família e os amigos.

Endereço: Estrada do Urubu, S/N

LOCAIS HISTÓRICOS

Praça da Estação

Considerado o espaço mais charmoso da cidade, o prédio da antiga estação possui ampla área ao seu entorno, com alameda calçada, cercada por grandes arbustos e coqueiros, onde são realizados eventos culturais, a se destacar a Feirinha de Comidas Típicas e de Artesanato de Pedro Leopoldo, que acontece no 1º e 3º domingo de cada mês. Está em processo a implementação do Centro Cultural Lígia Belisário, do Centro de Apoio ao Turista e do Arquivo Público Geraldo Leão, em um espaço multiuso com exposições, apresentações culturais e muito da história da cidade e de seus cidadãos mais ilustres.

Rua Dr. Rocha, s/n, esquina com Rua Dr. Herbster, Centro

 

Conjunto Histórico da Quinta do Sumidouro

O Conjunto possui especial relevância, pois se insere na rota dos primeiros movimentos de exploração dos bandeirantes nos sertões do sudeste brasileiro, ainda no século XVII. O Conjunto está localizado na área de entorno do Parque Estadual do Sumidouro e possui uma riqueza ambiental e cultural preservada a mais de 100 anos, com destaque para as guardas de congo. Datada de meados do século XVIII, a Capela de Nossa Senhora do Rosário tem beleza única, com um altar em madeira esculpido sob orientação do Mestre Aleijadinho.

Rua Fernão Dias 225, Quinta do Sumidouro

Distrito e Estação de Dr. Lund

O Distrito de Dr. Lund é um lugarejo tranquilo, formado por um núcleo residencial no entorno de uma Estação Ferroviária, entre a Praça Aníbal Fernandes e a Igreja São João Batista (1909), que compõem um belo conjunto arquitetônico do início do século XX.

Praça Antônio Fernandes, 36, Dr. Lund

Powered by themekiller.com