Baldim - A cidade do Doce

Belas paisagens e doces caseiros

A cidade de Baldim foi fundada graças ao esforço, tenacidade e firme vontade de um homem, Bernadinho Martins de Almeida, mascate de origem portuguesa que se fixou na região por ter contraído núpcias com pessoa residente nas terras que fazem parte do Município. Foi este português que, enriquecido, edificou às expensas próprias a Igreja que hoje é a Matriz da cidade, doando para isto 18 alqueires de terra.

A construção do Igreja teve inicio em 1853. Com isto começaram a surgir as primeiras casas e algumas vendas. Com o passar dos tempos, a constante movimentação de tropas e passageiros, o clima aconchegante e a beleza das paisagens, contribuíram para o êxito do ideal de Capitão Bernadino, que, vindo a falecer em 1860, não assistiu à sua concretização, o que só ocorreu em 1873. 

O primeiro nome dado a região, foi Pau Grosso, oriundo de uma enorme árvore, um jequitibá gigante, que abrigava os tropeiros que passavam pela região, rumo ao norte.

O nome Baldim surgiu em 1917, e nada mais é senão a deturpação pelo povo, do nome de Balduino ou Ubaldino, que, segundo consta, era um português que morou no extremo sul do município durante muito tempo.

Powered by themekiller.com