Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo em âmbito regional.

Ontem, 01 de julho de 2020 recebemos a Nota Técnica nº 72/SECULT/2020 referente ao Processo de Emissão do Certificado de Reconhecimento de Instância de Governança Regional – 2020, que aponta que a Associação do Circuito Turístico das Grutas cumpriu os requisitos relativos à solicitação para a Emissão do Certificado de Reconhecimento de Instância de Governança Regional.

Assim, a Associação do Circuito Turístico das Grutas foi oficialmente reconhecida como Instância de Governança Regional, exercendo dessa forma o papel de executora, interlocutora e articuladora da descentralização e da regionalização do Turismo em Minas Gerais. 

Para tanto, a Diretoria da Associação do Circuito Turístico das Grutas trabalhou de forma assertiva e empenhada na compilação e apresentação da documentação necessária para o processo de Certificação, encaminhada em 29 de maio de 2020 à Secult, tendo como referência o Decreto Estadual nº 47687/2019, Resolução Secult nº 16/2020 e na Nota Técnica nº 15, assim como na consultoria e acompanhamento dos municípios associados para que os critérios técnicos fossem cumpridos.

Dos 10 municípios Associados ao Circuito das Grutas, 9 deles ATENDERAM os critérios estabelecidos na legislação vigente e dessa forma compõem a Instância de Governança Regional Associação do Circuito Turístico das Grutas, participando oficialmente da Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais. São eles:

Baldim, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Jequitibá, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, São Jose da Lapa, Sete Lagoas.

* O município de Confins, único associado que não atendeu aos critérios necessários, já está trabalhando sob consultoria da Diretoria para desenvolver os trabalhos de acordo com a legislação. 

Nosso agradecimento a cada um que compõe o Circuito Turístico das Grutas e que diariamente trabalha para o reconhecimento e desenvolvimento do nosso território turístico. Essa certificação e reconhecimento é de todos nós!