Gruta da Lapinha

Lagoa Santa, State of Minas Gerais, Brazil

Como chegar:

Onde ficar e onde comer:

Contatos:

Principais Distâncias

Belo Horizonte
0
Km
São Paulo
0
Km
Rio de Janeiro
0
Km
Vitória
0
Km
Aeroporto Internacional de Confins
0
Km

História

Foto: Evandro Rodney

Considerada uma das sete maravilhas da estrada real, a Gruta da Lapinha fica no Parque do Sumidouro em Lagoa Santa e tem como característica principal as marcas de um rio subterrâneo. A gruta foi formada a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do rio das Velhas, de restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas. É mesmo de se surpreender em encantadores 40 metros de profundidade e 511 metros de extensão, dos quais 300 são visitáveis.

Em uma viagem ao interior da Terra é possível visitar 12 salões iluminados por led que deixam qualquer um, no mínimo, muito impressionado. Alguns desses salões são interligados por escadas esculpidas nas rochas ou feitas de metal. Estes salões, as galerias e os labirintos são de extraordinária beleza e foram batizados de acordo com as imagens que sugerem, por exemplo: Véu da Noiva, Cascata de Luz, Salão de das Cortinas, Couve-Flor, Presépio e Sino.

Foto: Evandro Rodney

Foto: Evandro Rodney

A Gruta da Lapinha apresenta ainda um salão com gotejamento de água permanente, além de formações rochosas com micro cristais de calcita (carbonato de cálcio puro) – muito frágeis e que brilham com muita intensidade ao refletir a luz. A Gruta é isso: uma maravilha que além do que foi falado aqui você pode apreciar por essas imagens e visitar a 50 km da capital de Minas Gerais. Garantimos que a visita traz sempre uma nova descoberta a quem volta e uma encantadora e surpreendente experiência a quem vai pela primeira vez! O que podemos dizer é: permita-se conhecer a Gruta da Lapinha e se presentear com uma experiência única.

Infraestrutura

A Gruta possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Receptivo turístico com: bilheteria, Museu Peter Lund, banheiros
  • Iluminação na gruta da Lapinha
  • Sede Administrativas;

Funcionamento

  • Todos os dias da semana (segunda a segunda)
  • 8h30 – 17h00 – última saída as 16h00
  • Saída a cada hora do dia. 
  • IMPORTANTE:  As visitas são obrigatoriamente guiadas pelos monitores do Parque Estadual do Sumidouro, inclusive as para pesquisa.
  • CONTATO: contato@grutadomaquine.com.br

Ingressos e tarifas

Pagamento cartão débito/crédito e dinheiro em espécie

Clique aqui para comprar seu ingresso on line

Valor: R$ 30,00 (inteira)

Meia entrada: estudantes, professores da rede pública e idosos acima de 60 anos (todos precisam portar documento comprobatório).

O ingresso dá direito à visitação a todos os atrativos: Gruta da Lapinha, Museu Peter Lund

Orientações

  • Visitas de grupos devem ser previamente agendadas junto à unidade, de acordo a com a disponibilidade para atendimento;
  • É obrigatório o acompanhamento de monitores para visitar os atrativos do Parque;
  • É obrigatório o uso de calçado fechado;
  • Para visita à gruta são permitidos grupos de no máximo 20 pessoas com intervalos de 30 minutos  a uma hora, entre eles. O tempo de permanência no espaço é até às 17h;
  • NÃO é necessário agendamento prévio;

Características: Percurso: cerca de 40 minutos, Grau de dificuldade: médio, com escadas

Onde fica?

Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n – Lapinha – Lagoa Santa | MG FONE: 31 3689 8592

Como chegar à Gruta da Lapinha partindo de Belo Horizonte: 
Saindo de Belo Horizonte, seguir pela MG 10 sentido Lagoa Santa, no caminho para Serra do Cipó, entrar à esquerda para Gruta da Lapinha cerca de 7 Km depois de Lagoa Santa e mais 5 Km até a portaria Gruta da Lapinha.

Para informações sobre visitação às GRUTAS, acesse o menu "Grutas e Parques"