Gruta Rei do Mato
Principais Distâncias
História
A Gruta Rei do Mato, está localizada na cidade de Sete Lagoas – MG e juntamente com as Gruta da Lapinha e Gruta do Maquiné faz parte da Rota das Grutas Peter Lund.
A partir de 1840, surgiram os primeiros registros de explorações e de estudos nas cavernas da região, realizados pelo dinamarquês Peter W. Lund. O primeiro mapeamento documentado da Gruta Rei do Mato foi feito pela Sociedade Excursionista e Espeleológica em 1973. Só em 2009, porém, a área foi alçada a monumento natural.
Na Grutinha, que fica ao lado da Rei do Mato, existem pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, que datam de seis mil anos.
Foto: Evandro Rodney
A Gruta Rei do Mato possui 998 metros de extensão, dos quais 220 metros estão abertos à visitação. Ela é considerada uma das mais belas grutas do país e considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia.
Nos salões da Rei do Mato, as estalagmites – formas arredondadas que crescem a partir do chão – disputam nosso olhar com as cascatas ou cortinas de pedras que escorrem pelas paredes e as impressionantes estalactites – formas pontiagudas que nascem a partir do teto. Não satisfeitas elas se encontram, as estalagmites e as estalactites, e formam colunas esculturais únicas.
No salão Principal, dois espeleotemas chamam a atenção: a estalactite Cenourão, de cor alaranjada, e a estalagmite Sorvetão. Já no Salão das Raridades, um dos mais importantes da caverna, estão elas – imponentes, majestosas e únicas no mundo inteiro – as Colunas Gêmeas, de calcita, cilíndricas e harmônicas, com altura estimada entre 12,5 a 13 m e diâmetro entre 25 a 30 cm.
Foto: Evandro Rodney
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pela Lei Estadual nº 18.348, de 25 de Agosto de 2009, com o intuito de proteger o sítio arqueológico Gruta Rei do Mato, seus ecossistemas cársticos de grande beleza cênica, fauna e flora valorizando os patrimônios espeleológico, arqueológico e paleontológico. A sua gestão é feita pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas.
Curiosidade: Nome da Gruta
Existem duas versões para o curioso nome da caverna: Uma, conta a história de que, em meados dos anos 1930, os moradores teriam avistado um homem alto, loiro, de cabelos e barbas longas que frequentava a floresta e a gruta. A outra, conta sobre um homem diferente, magro, moreno, de cabelos curtos, conhecido como Milito Pato, que teria habitado no primeiro salão da gruta. Em ambos os casos, o personagem da história teria sido apelidado de o “rei do mato”, daí nada mais justo que dar seu nome à Gruta.
Infraestrutura
O MNGRM possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:
- A gruta é equipada com iluminação artificial e estruturas de passarelas;
- Receptivo turístico com: bilheteria, galeria com exposição permanente de arte de pintura rupestre , banheiros e auditório com 114 lugares;
- Sede administrativa e vestiários para funcionários;
- Estacionamento com capacidade para 200 veículos
Funcionamento
- Todos os dias da semana (segunda a segunda)
- 8h30 – 17h00 – última saída as 16h00
- Saída a cada hora do dia.
- IMPORTANTE: As visitas são obrigatoriamente guiadas pelos monitores do MNE Gruta Rei do Mato, inclusive as para pesquisa.
- CONTATO: contato@grutareidomato.com.br
Ingressos e tarifas
Pagamento em cartão de débito/crédito e dinheiro.
Clique aqui para comprar ingresso on line
Não haverá fornecimento de máscaras, água para beber e álcool gel pela administração da Unidade de Conservação.
Orientações
- A visita é guiada
- Obrigatório uso de máscara
- A idade mínima para a entrada é 5 anos comprovada através de documentação e acompanhadas pelos pais;
- Para visitar a gruta com segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados;
- Para visita de grupos acima de dez pessoas é aconselhável agendamento prévio;
- Grupos devem ter, no máximo, 20 pessoas.
Onde fica?
Como chegar:
Partindo de Belo Horizonte, seguir pela BR-040 sentido Brasília por 70Km. Logo após a primeira entrada para Sete Lagoas, fazer o retorno no trevo. A entrada do Monumento está na pista sentido Belo Horizonte, logo depois do retorno.