Rota Doces e Quitandas

Rota Doces e Quitandas

Bem-vindo à Rota Doces e Quitandas do Circuito Turístico das Grutas.

A Rota Doces e Quitandas apresenta a COZINHA MINEIRA a partir de práticas culinárias e de tradições familiares do bem fazer, através dos doces e quitandas produzidos seja de forma artesanal nas gamelas e tachos de cobre ou através da produção industrial.

Uma história de família. Assim é a história dos doces e quitandas do Circuito das Grutas. Onde quer que a gente vá pelo nosso território, o que encontramos em uma cozinha é muito, mas muito mais que alimento para o corpo. É história de pai que plantava, colhia, limpava, moía, pilava… História de mãe que semeava, amassava, misturava, enrolava, cozinhava, assava… Histórias de avó e avô que ensinaram tudo isso e mais para os nossos pais. Encontramos segredo passado de geração em geração. Ancestralidade.

Clique AQUI e conheça nossa Rota que é um caminho doce. Doce que não vem só do açúcar, mas que adoça a vida com afeto, carinho e amor que percorre todas as 15 cidades do Circuito Turístico das Grutas.

Assista ao vídeo e conheça o que espera por você!

Rota das Doceiras da Lapinha

Patrimônio Imaterial de Lagoa Santa: modo tradicional de fazer doces e quitandas da Lapinha. Algo comum entre os doces e quitutes caseiros é que todos são feitos usando as mãos. Seja sovando a massa ou mexendo o tacho é o movimento humano que dá o ponto e o sabor especial. Conhecer as Doceiras da Lapinha e vivenciar a experiência com oficinas dos modos de fazer é uma experiência única.

Seja um turista consciente:

Respeite a cultura local e descarte seu lixo corretamente. 😉

Para informações sobre visitação às GRUTAS, acesse o menu "Grutas e Parques"