Receita de Frango com Canssanção

Frango caipira com Cansanção é daquelas delícias impossíveis de se comer uma vez só!

Quando a gente chega ao Festival de Folclore de Jequitibá, um dos pratos que sempre é servido no espaço gastronômico é o exótico e delicioso Frango com Cansanção. O cheiro perfuma ao redor da barraca, a apresentação do prato nos enche os olhos e o sabor… ah, o sabor surpreende qualquer amante da gastronomia mineira!

O cansanção é uma PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais – deliciosa de se experimentar e que faz sucesso no Circuito Turístico das Grutas.

A receita, por incrível que pareça, é simples. Mas para o cansanção agradar é preciso saber os truques de preparo que vamos contar por aqui.

Ingredientes:

– 01 frango caipira limpo, picado sem pele

– Alho, sal, orégano e limão a gosto

– 2,5 copos (tipo americano) de óleo + 2 colheres

– 03 molhos de cansanção

Como fazer:

O FRANGO

Temperar o frango com alho, sal, limão e orégano e deixar descansar por uma hora.

Colocar o frango em uma panela e deixar ferventar por 20 minutos, mexendo bem para não grudar no fundo da panela.

Em outra panela aquecer o óleo e fritas os pedaços de frango já ferventados até que fiquem dourados.

O CANSANÇÃO

Em uma panela aqueça 2 colheres de óleo, refogar um pouco de alho socado e uma pitada de sal. Colocar as folhas de cansanção já lavadas e rasgadas em pedaços. Com uma colher, apertar bem as folhas de cansanção até sair e quase secar toda a baba.

FRANGO COM CANSANÇÃO

Quando o cansanção estiver bem amassado colocar os pedaços de frango frito e cobrir com água. Deixar cozinhar até o frango ficar bem macio.

Aí é só saborear essa maravilha da culinária do Circuito das Grutas. Fica uma delícia acompanhado de arroz branco, angu e feijão!

Por Narly Simões

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest