Receita do Tropeiro da Renata – prato vencedor do concurso Gastronômico de Prudente de Morais

Muito além da receita de um prato típico, a vencedora do Concurso Gastronômico de Prudente de Morais nos traz pitadas de outros ingredientes tão característicos da nossa gente mineira que nos emociona e nos faz acreditar que nossa boa cozinha vai muito além que comida no prato. É uma  receita de tradição, tempero caseiro, amor e resiliência.

Renata Pimentel conta que sempre cozinhou, desde pequena. Aprendeu com a mãe e a avó. Comida simples porém saborosa, com sabor de casa. Com aquele tempero caseiro feito com as ervas plantadas no quintal.

Durante sua vida profissional Renata trabalhou na cantina das escolas e lá transformava ingredientes simples em comida saborosa onde as crianças raspavam o prato. Em paralelo, cozinhava em casas de família ou em algum buffet que a convidava para participar de algum evento como cozinheira.

A cozinha transforma e fortalece. Com a chegada da pandemia e as escolas paralisadas, ela ficou sem trabalho até que uma amiga sugeriu a ela fazer marmitas para entrega. “Daí nasceu o tempero da Renata que deu muito certo. São quase dois anos de sucesso e amor pela cozinha!”

Na ocasião da abertura das inscrições para o Concurso Gastronômico de Prudente de Morais, Renata tinha perdido a mãe e um irmão para a Covid-19. Também com o marido adoentado em casa, pensou em não participar do Concurso porém respirou fundo e decidiu se inscrever.

Quando pergunto de onde ela buscou forças para seguir em frente em meio a tantas interferências ela me responde sem pensar:  “Agradar os clientes me deu forças. Todos os clientes que comem mandam mensagem e foi engrandecendo mais o meu trabalho e me dando coragem…”

Renata me disse que acredita que ficou entre os seis finalistas do concurso por causa do modo simples e ágil que prepara suas receitas mas que o seu segredo mesmo é o amor, o tempero e os ingredientes naturais e orgânicos como a couve colhida no quintal e o torresmo. “A culinária prá mim hoje é tudo! É poder fazer uma pessoa feliz com a minha comida!”

A Renata se fortaleceu com a cozinha e transformou o que poderia ser só tristeza em vontade de fazer as pessoas felizes. Uma receita única de tradição, comida e resiliência!

Anote a receita do Tropeiro da Renata, vencedor do Concurso Gastronômico de Prudente de Morais e quem sabe você não se arrisca no fim de semana!?

 

INGREDIENTES:

500g de feijão carioquinha,  2 cabeça de alho, Sal, óleo, 2 xícaras de farinha, 10 ovos, 2 folhas de louro, 2 colheres de sopa de colorau, 1kg de toucinho para torresmo, vinagre de álcool, 2 cebolas brancas picadas, 200g bacon picado, 300g linguiça calabresa picada, 500g de linguiça de porco,  400g de bife de porco, Couve picada, Cebolinha picada

MODO DE FAZER: Cozinhe o feijão ao dente. Após cozido lave e escorra. Reserve. Frite as carnes. Reserve. Frite os ovos, acrescente o colorau, misture as carnes, as cebolas, cebolinha. Misture o feijão e a farinha. Coloque os torresmos fritos anteriormente e refogue a couve para acompanhar.

Siga a Renata nas Redes Sociais clicando aqui: @cantina_renata

Para encomendas ou para contratar a Renata para o seu evento você pode ligar para 31 971292937.

SOBRE O CONCURSO GASTRONÔMICO DE PRUDENTE DE MORAIS

O Concurso Gastronômico fez parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas na cidade a partir de agosto de 2021. A final do Concurso aconteceu no dia 28 de agosto e premiou como prato típico salgado de Prudente de Morais o Tropeiro da Renata. As receitas deveriam conter ingredientes produzidos no município, devendo utilizar pelo menos três dos seis ingredientes indicados como base: carne bovina, suína, frango, ovo, trigo, soja e milho.

ASSCOM ACTG

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest