Receitas com Pequi – época de aromas e sabores.

Agora sim, dezembro chegou e Circuitando por aí! já começamos a sentir o perfume do PEQUI pelas estradas e caminhos. Os pés carregados, as barracas improvisadas à beira da estrada e ele se oferecendo para perfumar uma boa mesa.

Pela nossa região o fruto do pequi é muito comum e é utilizado em várias receitas culinárias: do licor ao bolo, do sorvete ao pão de queijo, do óleo à geleia. Guardado em conserva para ser usado durante todo o ano, ele cabe em tudo e a relação com ele é cartesiana: ou ama ou odeia. Não há meio termo com esse amarelinho pelo sabor forte e o cheiro acentuado.

Então, já que estamos na época de encontra-lo com fartura por essas bandas, anote algumas receitas deliciosas para fazer utilizando essa iguaria sertaneja. Quem sabe você não aproveita o fim de semana e se aventura? Das mais tradicionais receitas das cozinheiras de mão cheia às mais ousadas elaboradas por chefs, para quem ama esse sabor, a cor e o cheiro acentuado, essas receitas irão surpreender sua mesa e seu paladar.

Aqui, receita do menu completo para um almoço ou jantar regado ao nosso ouro do cerrado.

SALADA DE PEQUI

INGREDIENTES: 01 manga verde, ½ xícara de chá de cubos de frango, ½ xícara de chá de tomate cereja, 2 jilós, pimenta biquinho, ½ xícara de chá de polpa de pequi, ½ lata de milho verde.

MODO DE FAZER: lave a manga e rale no ralador fino com casca (tipo espaguete) e reserve numa vasilha com água gelada. Corte os jilós em meia lua finos. Corte a polpa de pequi em meia lua e branqueie (coloque por 2 minutos na água fervendo e depois na água gelada), frite os cubos de peito de frango no azeite temperando a gosto e deixe esfriar.

Monte a salada misturando todos os ingredientes. Para temperar junte 1 parte de suco de limão para 2 partes de azeite de oliva com 1 colher de café de sal. Bata um pouco para emulsionar. Regue a salada com o molho de limão e finalize com a pimenta biquinho.

Fonte: Clique aqui

MAIONESE DE PEQUI

INGREDIENTES: 02 gemas de ovo caipira, 260 ml de óleo, 2 colheres de sopa de polpa de pequi, sal e pimenta a gosto.

MODO DE FAZER: Coloque a gema, parte do pequi, o sal e pimenta  em uma tigela. Bata no liquidificador até virar uma mistura homogênea. Pronto, é só servir! Cai bem com a salada acima, inclusive!

Fonte: Clique aqui

ARROZ COM PEQUI E CARNE DE SOL – Esta receita vem de Jequitibá e foi apresentada pela Ângela Chaves no 31º Festival de Folclore

INGREDIENTES: 2 xícaras de arroz branco, 250 gs de carne de sol, 2 cenouras raladas, 1 xícara de ervilha fresca, 1 cebola média, 1 pimentão verde pequeno, 1 xícara de castanha de baru, 6 pequis, Tempero de Sal e alho a gosto, Cheiro verde

MODO DE FAZER: CARNE DE SOL: Pique a carne de sol em pequenos cubinhos, leve para a pressão por 25 minutos, após esse período, escorra bem e desfie enquanto estiver morna .

ARROZ: Coloque o pequi no óleo ou gordura fria . Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, desligue o fogo e reserve.

Pique a cebola e o pimentão em cubos médios e refogue em uma colher de óleo. Misture a carne desfiada, a cenoura e a ervilha. Após 5 minutos, incorpore o arroz com pequi e regule o tempero e está pronto para ser saboreado! 

BOLO – PUDIM DE PEQUI – Esta deliciosa receita vem do Cafofo, da Rota das Doceiras de Lagoa Santa.

INGREDIENTES: 03 ovos, 04 colheres de sopa de polpa de pequi, 01 laranja e meia, 01 maçã picada, ½ xícara de óleo, 1,5 xícara e meio de açúcar cristal, 01 pedacinho de gengibre, 01 pitada de sal, 02 xícaras de farinha de trigo e 01 colher de sopa de fermento em pó.

MODO DE FAZER: Bata no liquidificar os ovos, o óleo, a laranja, a polpa, a maçã, o sal, o açúcar e o  gengibre. 

Bata até dissolver o açúcar. Enquanto isso, unte uma forma e enfarinhe. O próximo passo é colocar a massa na forma. Bata a forma em uma superfície dura para acomodar a massa. Depois é só levar para o forno aquecido em 180 graus por 20 a 30 minutos, esperar esfriar, desenformar e saborear essa delícia!

 

BRIGADEIRO DE PEQUI – Esta deliciosa receita vem do Cafofo, da Rota das Doceiras de Lagoa Santa.

INGREDIENTES: 02 latas de leite condensado, 01 lata de creme de leite, polpa de 05 pequis, 01 pacote de granulado amarelo.

MODO DE FAZER: bata a polpa dos 5 pequis com um pouquinho de água. Misture o leite condensado, o creme de leite e a polpa. Coloque em fogo baixo e vá mexendo até dar o ponto de brigadeiro. Confeite com o granulado amarelo  e aproveite para decorar um bolo ou mesmo para servir como sobremesa!

É assim, essas delícias todas vindas do nosso ouro do cerrado! Aproveite para testar essas receitas que são deliciosas e especiais!

 

Por Narly Simões