Um oásis cercado de coqueiros e sombras a 98 km de BH

Uma Lagoa, sombra e sossego!

Para esses dias de calor que vem pela frente, esses oásis encontrados pela região do Circuito das Grutas são surpreendentes. Aquela brisa fresquinha, a sombra de várias árvores para curtir uma preguiça e aquela paz que alegra a nossa vida. É isso que a gente quer em dias de calor e que está tão perto da gente…

Sabe aquele sábado que a gente acorda cedo procurando algo para fazer e espairecer? Pegue o carro, reúna a família e venha desvendar lugares maravilhosos. Se posso dar um conselho é: permita-se mudar a rota e sair do lugar comum. Você irá se surpreender! Assim é a Lagoa Pedro Saturnino: uma surpresa maravilhosa! Ela fica no Centro de Jequitibá  que está localizado a 98 km de BH via MG-424.

A Lagoa é cercada por coqueiros e na “Ilha do Castelinho” funciona um bar/lanchonete, para apreciar um fim de tarde vendo o sol refletir os coqueiros no espelho d’água.

Cercada por enormes coqueiros a lagoa é um convite a uma pausa ao ar livre, para descansar embaixo das árvores ou na Praça Jk recém inaugurada no Município. E ainda tem mais… em algumas épocas do ano a Lagoa é aberta à pesca, mas aí é através de Decretos que são divulgados pela Prefeitura. Uma delícia de se ver e estar!

Na Orla está a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento que tem sua edificação atribuída ao século XIX, entretanto, conserva muitas características plásticas do século XVIII.

Na sua simplicidade apresenta uma finura de detalhes e elegância que encantam nosso olhar. Seus altares foram entalhados artisticamente em madeira e suas imagens em tamanho natural e de impressionante perfeição fisionômica.

Possui belíssimas portas almofadadas, pintadas de azul colonial, contrastando com paredes infinitamente brancas, realçando o estilo do século XIX. Há um bonito retábulo de madeira protegendo o altar lateral de Nossa Senhora do Carmo, formando o conjunto mais artístico da Igreja. O assoalho de aroeira vermelha ainda está muito bem tratado.

A Igreja do Santíssimo Sacramento com seu estilo barroco mineiro e com detalhes peculiares, foi tombada como Patrimônio Histórico em 1979 e está em fase final de restauro. Tão logo ele termine, a Igreja será reaberta para visitação. Mas por enquanto, apreciá-la pelo lado externo, já é um alento para a alma!

Este é um dos muitos recantos para passeios ao ar livre que você encontra Circuitando por aí! para curtir os finais de semana de primavera e verão.

Por Narly Simões

Importante: Siga atentamente os protocolos de segurança da Covid-19 usando máscaras, lavando as mãos com água e sabão, usando álcool em gel e mantendo a distância de 1,5m entre as pessoas.

Como chegar de carro partindo de BH: Saída pela MG-010, logo no trevo após Cidade Administrativa seguir pela MG 424 até Sete Lagoas quando deve seguir pela MG-238 até chegar à cidade. A Lagoa está bem no Centro da Cidade.