6 lugares no Circuito das Grutas para você lavar a alma

Que o Circuito das Grutas é um espetáculo da natureza com suas cavernas cinematográficas de imenso valor científico, histórico-cultural e natural, todo mundo já sabe.

O que talvez você não saiba é que na nossa rota de natureza temos também com lugares lindos e deliciosos, ideais para renovar as energias, lavar o corpo e a alma neste fim de ano ensolarado que vem pela frente.

Por aqui é possível encontrar ótimas opções para curtir, inclusive em um passeio bate e volta.

Confira a seleção que fizemos dos destinos – alguns bem próximos de Belo Horizonte –  para você aproveitar um passeio incrível e, o melhor, bem em conta.

CACHOEIRA DO URUBU – PEDRO LEOPOLDO  É uma das mais belas e límpidas cachoeiras da região de Pedro Leopoldo, com aproximadamente 15 metros de queda livre, formando uma piscina natural com profundidade de 80 centímetros, com relevo e vegetação característica de campo rupestre. Para quem busca contato com a natureza, fotos panorâmicas e agricultura familiar é o local perfeito para reunir a família e os amigos. 

Localização: Estrada do Urubu, S/N – Pedro Leopoldo

O acesso é pago ao valor de R$25,00 e você pode levar sua bebida e material para churrasco para aproveitar os quiosques disponibilizados aos visitantes.

POÇO DA USINA – CORDISBURGO Conhecido como poço da usina por ser utilizado a décadas atrás para geração de energia para a cidade. Possui uma cascata pequena, que se transforma após a sua queda em uma intensa corredeira com pedras esculpidas pela natureza ao longo do seu curso. 

Localização: Saindo do centro da cidade, a partir da Rua Joaquim Murtinho, haverá uma estrada de terra que se inicia próximo a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, siga à diante nela. Entrada franca

LAJEADO GUANABARA – CORDISBURGO Corredeiras suaves, muitas pedras, água gelada e muito sossego. A beleza já começa no caminho a gente já encontra uma linda trilha ao longo de um rego d’água, uma vegetação fechada, repleta de espécies nativas do Cerrado, Mata Seca e Mata Atlântica.

 

Acesso: O Lajeado da Guanabara, está localizado na estrada que liga Cordisburgo ao Povoado Onça, após a Fazenda Guanabara, no km 3 entrada a direita. Entrada franca

CACHOEIRA DO COBÚ – SANTANA DE PIRAPAMA 

O diferencial deste lugar são os buracos ao longo da cachoeira, formando ofurôs que dão um charme especial. Tudo muito mágico e encantador. Um lugar para ficar apreciando por horas.

Acesso: Após o centro de Santana de Pirapama,  mais 40 km de estrada de terra até o distrito de Fechados que vale cada metro rodado, de tão lindo o trajeto. Do centro de Fechados são mais 3km numa caminhada leve. Entrada franca

CACHOEIRA DO FIO – CORDISBURGO A Cachoeira é formada pelas águas do Córrego Tamburil que mais a frente vão desaguar no córrego do Onça, uma delícia para se refrescar. Na propriedade que dá acesso a cachoeira pode-se contemplar um casarão muito antigo e uma ótima receptividade dos moradores.

Acesso: A cachoeira do Fio está localizada em propriedade particular, no Povoado da Onça, lugarejo charmoso, repleto de belas paisagens montanhosas, com as irradiantes cores do sertão. Pela Rua Joaquim Murtinho próximo a Igreja de Nossa Senhora de Aparecida e seguir por estrada de terra. Entrada franca

PRAINHA – CACHOEIRA DA PRATA   A Prainha fica na Orla da Represa Doutor Geraldo Pereira da Rocha, principal cartão postal da cidade de Cachoeira da Prata e que conta parte da história da cidade. ~Embora não seja aconselhável se banhar nas águas da Represa por sua profundidade e força das águas,  Prainha possui três chuveirões que refrescam e muito os banhistas. A brisa da represa completa o cenário!

Acesso: Centro de Cachoeira da Prata. Entrada franca

Agora que você já tem uma lista de lugares incríveis para se refrescar no fim de semana, fim do ano e dias quentes e ensolarados… é hora de escolher seu destino, colocar a roupa de banho na sacola e o pé na estrada, pois boas energias, a natureza e muita diversão te esperam.

Por Narly Simões

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest