Religiosidade e cultura: as igrejas e capelas do Circuito das Grutas

João Guimarães Rosa, nascido em Cordisburgo, aqui no nosso Circuito das Grutas, em sua crônica “Aí está Minas: a mineiridade” escreveu “seu orbe é uma pequena síntese, uma encruzilhada; pois Minas Gerais é muitas. São pelo menos, várias Minas.”

E nestas muitas Minas Gerais, estão sempre em destaque a fé e a religiosidade do nosso povo, principalmente neste período do ano, a Quaresma.

São inúmeras igrejas e capelas que marcam a religiosidade de nossa gente. Cultura, tradição, arte e ciência estão presentes nos 15 municípios do Circuito das Grutas, encantando turistas e pesquisadores com seus templos de fé e adoração: nossas igrejas e capelas.

Nossas Grutas guardam histórias de um passado muito distante na formação do nosso planeta. Nossas igrejas e capelas preservam histórias de um passado recente que foi parte integrante na formação do nosso povo com suas características tão peculiares. A fé, a devoção, a crença e as tradições, trazem consigo o respeito e a dedicação a essas importantes construções que fazem parte da nossa mineiridade.

O Circuito das Grutas possui uma natureza exuberante e uma gastronomia peculiar que se entrelaçam com a fé e é ideal para quem procura, principalmente neste período da Quaresma, passeios recheados de religiosidade.

São muitas as igrejas e capelas que você pode encontrar pelo nosso território. Selecionamos quatro delas para você começar seu passeio de fé e cultura, porém, em nosso instagram @circuitodasgrutasmg, durante todo o mês de março, falaremos de várias delas para que você possa se programar.

Curiosidade

As igrejas são os templos principais que formam uma paróquia, sendo uma delas a matriz. As capelas são pequenos templos com atendimentos religiosos específicos mas sem contar com os serviços religiosos normais do dia-a-dia das igrejas.

Capela do Rosário em Lagoa Santa

Uma linda, romântica e histórica capela, construída no início do século XIX, a capela do Rosário possui grande beleza arquitetônica com características típicas remanescentes do século XVIII.

A Capela também é palco de festas tradicionais da cidade como a Festa do Divino, que ocorre em maio e em junho, e os festejos de Nossa Senhora do Rosário, protetora dos negros e escravos, no mês de outubro.

 

 


Capela do Santuário Schoenstatt Tabor da Liberdade ou Santuário da Mãe Rainha em Confins

Construída em 2003, a singela Capela, é uma réplica do Santuário Schoenstatt, movimento religioso pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana, fundado pelo Padre José Kentenich, em 1914, na cidade de Schoenstatt, na Alemanha. No mundo, são cerca de 200 santuários existentes e no Brasil, são 22. O santuário tem uma ótima estrutura para receber os fiéis, devotos da Mãe Rainha, que vem de todas as regiões do Brasil, principalmente em maio e outubro, para expressarem sua devoção a Mãe Rainha. É uma das referências do turismo religioso em Minas Gerais.

 


Capela de São José em Cordisburgo

Construída em 1883 pelo Padre João de Santo Antônio, foi dedicada ao Patriarca São José. Em torno da Capela (na foto acima do Edson Borges), em estilo colonial e até os dias de hoje, preservada em sua originalidade, formou-se um povoado, com o nome de Vista Alegre. O pequeno povoado, deu origem à cidade de Cordisburgo, na Região Central. Por isso a importância da Capela para a história e formação do município, conhecido ainda pelas grutas, como a de Maquiné e por ser a terra do escritor Guimarães Rosa.

 

 


Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Matozinhos

Construção iniciada em 1921, no mesmo local onde havia uma capela do século XVII. Desta primitiva capela restou apenas o material que reveste as colunas de sustentação da nave. O templo atual, inaugurado em 1929, foi projetado pelo Padre Italiano Sebastião Scarzello, que também era médico e engenheiro. A construção foi uma tentativa de reproduzir os traços e a organização do espaço interno de uma igreja existente em Milão, Itália.

 

 


ASSCOM IGR Grutas

Narly Simões

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Para informações sobre visitação às GRUTAS, acesse o menu "Grutas e Parques"