Limão capeta – à vontade pelos nossos campos – receitas práticas

Limão Capeta, também chamado de laranjinha capeta, limão cravo e limão rosa em outras regiões do país, está em plena safra pelos nossos campos na região do Circuito Turístico das Grutas. Até pouco tempo atrás ninguém dava muita bola para o mais comum dentre todos os limões no Brasil. Graças à ascensão de uma nova geração de chefs que busca e resgata ingredientes tradicionais do interior do Brasil, este limão se transformou em ingrediente gourmet em doces, bolos, pratos salgados e caipirinhas.

De um amarelo forte, às vezes alaranjado, cheio de pintas e com manchas irregulares é possível encontra-lo espalhado pelos campos em pés carregados nessa época do ano. Uma beleza que colore os campos e enche os olhos!

Aproveitando a possibilidade de encontra-lo espalhado por aí, propomos que você use a criatividade para darmos conta da sua alta produção e tentarmos evitar o desperdício das suas árvores lindas, coloridas e carregas! Vamos lá em receitas simples, rápidas e fáceis de preparar!

1. Caipirinha de limão capeta com manjericão

Ingredientes: 

01 limão capeta

05 folhas manjericão

50 ml de cachaça

02 colheres de açúcar

Modo de fazer:

Corte o limão em 4 pedaços e retire a parte branca. Em um copo coloque os limões cortados, as folhas de manjericão e açúcar. Amasse levemente com o socador. Coloque a cachaça, complete com gelo e sirva.

2. Lombo Caipira com limão capeta

Ingredientes:

  • 1 kg e ½ de lombo
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • ½ colher (sopa) de orégano
  • 5 dentes de alho de tamanho médio
  • 4 limões-capeta de tamanho médio

Modo de fazer:

– Soque o alho com o sal e coloque em uma vasilha.

– Acrescente o orégano e o suco dos limões. Faça pequenas perfurações no lombo, para que o tempero penetre, e junte-o na vasilha regando a carne com o molho.

– Cubra o recipiente com papel alumínio e deixe descansar por cerca de 4 horas. Coloque para assar em forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 3 horas.

– Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 20 minutos para dourar. Servir com arroz branco.

3. Mousse de limão capeta

Ingredientes:

– 02 cx de creme de leite 
 

– 350 ml de leite condensado

– Suco de 04 limões capeta

– Raspas de casca do limão

Modo de fazer:

Bata o creme de leite na batedeira em velocidade alta até engrossar. Sem parar de bater acrescente o leite condensado e por último o suco de limão.
O creme irá talhar na hora. Continue batendo por um minuto para incorporar bem todos os ingredientes e ficar uniforme.
 
Em poucos minutos está pronto! Já sai da batedeira com a consistência perfeita para ser servido. Se puder, deixe 20 min da geladeira para gelar.

Pronto. Uma boa sugestão para um almoço saboroso, rápido e com o limão capeta como estrela! Além de saboroso ele é muito bom para a saúde por ser rico em vitaminas que fortalecem o sistema imunológico!

Por Narly Simões

 

* Receitas Site Tudo Gostoso