Carroça Teatral – O encantamento do teatro de rua e da cultura popular de Minas

Rua é o palco onde as personagens ganham vida, envolvida por uma plateia, cheia de diversidade humana que não revela divisões sociais, raciais, religiosas ou qualquer outra.

O Teatro de Rua é democrático, é lindo, é encantador, é transformador. Ele transforma a rua, por alguns momentos, em um espaço sublime de sonhos. Não existe o palco que separa e lá estão, lado a lado, plateia e personagens juntos em uma constante intervenção.

Se formos buscar na história, a origem do teatro de rua confunde-se com a própria história do homem, que tem como fonte primitiva, os rituais tribais, onde o homem procurava dramatizar as experiências cotidianas.

Circuitando por aí!, encontramos encantamento e emoção no Circuito das Grutas através da Carroça Teatral. Grupo de Teatro de Rua de Sete Lagoas conduzido pelo Paulinho do Boi que nos conta um pouco da sua história.

Paulinho ressalta a importância do teatro de rua utilizar as expressões da cultura popular para manter vivos a história e a cultura tanto no pensamento dos integrantes do grupo, como no público que os assiste.

E é exatamente através desse conhecimento que abre portas, que o Carroça Teatral surgiu em 2013, a partir de oficinas de Oficinas de Teatro realizadas em Sete Lagoas pelo Paulinho do Boi.

Atualmente com 12 integrantes, o Grupo com apenas sete anos já tem um grande caminho percorrido rompendo fronteiras e levando a arte e a cultura do nosso povo por esse mundo a fora.

Em 2013, o grupo participou do Encontro Internacional de Teatro “ Achupalla, Um Cerro de Cultura” em Viña Del Mar – Chile, com o espetáculo “ O Auto do Boi da Manta: de repente o milagre da ressurreição”.

Em 2014, o Carroça Teatral participou do FESTTO (Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni/MG) também com o espetáculo “ O Auto do Boi da Manta: de repente o milagre da ressurreição”, onde receberam 10 indicações e 6 premiações. Neste mesmo Festival em 2016, com o espetáculo “Ciranda Sertaneja”, o Grupo foi indicado a melhor trilha sonora, melhor direção e melhor atriz; Larrissa Lorrany recebeu o prêmio de melhor figurino.

“Durante 6 anos da nossa trajetória nos apresentamos na Festa do Folclore de Jequitibá – MG, a capital mineira do folclore, com o espetáculo “ O Auto do Boi da Manta: de repente o milagre da ressurreição”. O que para nós é uma honra, fazer parte dessa festa que é tão rica para a manutenção do patrimônio imaterial do nosso povo, da nossa cultura. Em 2019, voltamos a Jequitibá – MG para apresentar o auto “O Natal Existe?” e fechamos o ano no Natal Encantando de Barueri-SP.” conta, orgulhoso, Paulinho.

2020 para o mundo, para o Carroça Teatral e para todas as esferas artísticas começou de uma forma diferente e é uma incógnita. O Carroça Teatral está ativo em suas redes sociais e aguardando o retorno de alguns editais emergenciais nos quais se inscreveu. Mas a arte segue viva e pulsante. Tão logo tudo isso passar, os palcos da rua se abrirão novamente!

Por Narly Simões

Powered by themekiller.com