Receitas de viagens românticas – sem sair de casa – pela gastronomia!

Natureza, trilhas, caminhos, grutas. Cidades do interior cheias de charmes e descobertas, carinho mineiro, aconchego bucólico e lugares românticos.  Uma viagem com seu amor, só vocês dois, além das pessoas e experiências que encontrarem pelos caminhos. 

Poucas coisas combinam tanto com um romance como sair por aí desbravando o mundo juntos. Mas… como por agora essa viagem a dois terá que ser adiada, viemos propor uma outra viagem neste Dia dos Namorados, tão rica e prazerosa quanto: viajar juntos através dos sabores e da espetacular culinária do Circuito das Grutas

Pois bem. Minha avó  dizia que “se conquista um amor também pelo estômago”. Mia Couto é enfático quando diz que “cozinhar é um modo de amar os outros”. E eu concordo com os dois, para mim cozinhar para quem se ama é como uma mágica de conquista diária e declaração de amor constante.

Para vocês viajarem conosco, Circuitando por aí!, selecionamos três receitas de deliciosos eventos Gastronômicos que acontecem em nosso território durante o ano. Chame seu amor para começarem a viagem: Leiam juntos as receitas, escolham a que mais agradam o casal, separem os ingredientes e façam junto esse percurso. Quando tudo isso passar, continuem a viagem e venham participar dos Eventos e saborear os pratos ao vivo.

01. Tulipinha de frango na brasa com ketchup de goiabada picante

Nossa primeira receita vem de Pedro Leopoldo, do Circuito Gastronômico que acontece durante o Festival de Luz realizado pela Fundação Cultural Chico Xavier.

Essa receita foi servida pelo Adelso Buffet e Restaurante e criada em conjunto pela família que comanda o estabelecimento: Roberto Bini Lopes, Flávio Lopes e Roberto Lopes.

INGREDIENTES: 600g de tulipinha de frango (meio da asa), 100g de tempero de alho e sal, 100ml de molho shoyo, 2 pimentas malaguetes. 

Para empanar: 300g de queijo parmesão ralado, 300g de farinha panko. Misture bem e reserve.

MODO DE FAZER:  Quando a tulipinha estiver bem assada, mas sem dourar, retire do fogo, pincele o ketchup de goiabada (receita do chef!), polvilhe a mistura do queijo com a farinha panko e volte pro fogo pra dourar.

2. Delícias do Cerrado – arroz com carne de sol, pequi e castanha de baru

A segunda receita é do prato vencedor do Concurso Gastronômico do 31º Festival de Folclore de Jequitibá em 2019, criado pela Ângela Aparecida Chaves. 

O prato foi comercializado na praça de alimentação durante os dias do evento, contendo ingredientes típicos da região de Jequitibá, considerada a Capital Mineira do Folclore.

INGREDIENTES: 2 xícaras de arroz branco, 250 gs de carne de sol, 2 cenouras raladas, 1 xícara de ervilha fresca, 1 cebola média, 1 pimentão verde pequeno, 1 xícara de castanha de baru, 6 pequis, Tempero de Sal e alho a gosto, Cheiro verde

MODO DE FAZER: CARNE DE SOL: Pique a carne de sol em pequenos cubinhos, leve para a pressão por 25 minutos, após esse período, escorra bem e desfie enquanto estiver morna .

ARROZ: Coloque o pequi no óleo ou gordura fria . Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, desligue o fogo e reserve.

Pique a cebola e o pimentão em cubos médios e refogue em uma colher de óleo. Misture a carne desfiada, a cenoura e a ervilha. Após 5 minutos, incorpore o arroz com pequi e regule o tempero.

Para servir, salpique castanha de Baru e o cheiro verde.

3. Frango com Panceta

A terceira receita vem do Festival do Frango Caipira que acontece em Cordisburgo, terra do nosso amado Guimarães Rosa. A receita é do Chef Leandro Santos que apresentou seus pratos em duas edições do Festival.

INGREDIENTES: 01 frango caipira limpo e picado, 500 grs de panceta (conhecido também como toucinho de barriga), 01 cerveja de 600 ml, Tempero de sal e alho, cheiro verde a gosto, 02 colheres de óleo

MODO DE FAZER: Refogue o frango no óleo com tempero e deixe secar toda a água. Quando estiver bem seco, quase fritando, junte a panceta cortada em cubos e deixe fritar por mais alguns minutos. Quando estiver dourado, incorpore a cerveja e o cheiro verde e deixe cozinhar. Vá regando com pouca água quando secar até o frango ficar bem cozido. Quando o frango estiver bem cozido, deixar reduzir e servir com cheiro verde.

Depois dessas receitas é só anotar, colocar o amor como melhor e mais farto ingrediente e servir para uma romântica viagem a dois na noite de hoje!

Por Narly Simões

Powered by themekiller.com