Para o frio – Receita da nossa Canjiquinha com Costelinha

Frio chegando, neblina baixando e a fumacinha das chaminés enfeitando o céu…

 Hora do almoço! A comida feita na trempe do fogão a lenha perfuma o ambiente e a gente já imagina o que tem por alí: uma panela cheia de algum caldo quentinho à beira do fogão, com aquele sabor da roça, usando os ingredientes do quintal e trazendo a receita de um tempo distante, que a gente sente vivo e presente na primeira colherada.

Porco, milho e carinho: Ingredientes fartos pela nossa região.

Para essa sexta-feira fria, trazemos o que encontramos Circuitando por aí! em todos os municípios da região do Circuito das Grutas nessa época do ano. Seja nas casas, nos restaurantes, nas barraquinhas das festas juninas, na cidade ou na roça a Canjiquinha com Costelinha, encontrada com fartura, essa tradicional comida mineira, nos traz essa explosão de sabor e amor.

Confira a receita, separe os ingredientes e… para o almoço ou jantar desse fim de semana, sirva essa iguaria tradicional do nosso estado e tão presente na região do Circuito das Grutas.

INGREDIENTES:  500 gs de canjiquinha, 1,5 kg de costelinha de porco, 2 litros de água, 2 colheres de óleo, 02 cebolas, 02 tomates, 01 pimentão pequeno, 01 colher de sopa de urucum, Sal e alho a gosto, Salsinha e cebolinha a gosto.

MODO DE FAZER:  Em uma panela aqueça o óleo, acrescente o tempero de sal com alho e deixe fritar um pouco. Acrescente a costelinha – picada em pequenos pedaços – e deixe fritar até secar. Acrescente o urucum e mexa. Coloque água e deixe cozinhar. Vá experimentando e acrescentando água quando secar, até a costelinha cozinhar e ficar macia. Após o cozimento da costelinha, deixe secar e acrescente a cebola, tomate e pimentão e misture bem. Acrescente a canjiquinha (que já foi lavada em duas águas) e mexa. Coloque 1 litro de água e deixe cozinhar. Quando for engrossando o caldo, vá acrescentando água aos poucos até que a canjiquinha esteja bem cozida. Mexa bem para que não grude no fundo do prato. Sirva com salsinha e cebolinha a gosto.

 Uma boa dica é picar alguns generosos pedaços de queijo no fundo do prato, pimenta e colocar a canjiquinha quente por cima.

Agora é só saborear, em casa por enquanto, acompanhada de uma boa cachacinha que você também encontra Circuitando por aí!

Por Narly Simões

Powered by themekiller.com