Festa Julhina – receitas e dicas para fazer a festa em casa

Junho acabou e esse ano não tivemos nossas festas juninas. Nossas fogueiras e a reunião naquele friozinho característico da época não aconteceram. Junho tem cheiro de quentão, caldo, pipoca e canjica. Pelo Circuito das Grutas, logo no início do mês de Junho começamos nossas festas seja nos quintais, no centro das cidades, no pátio da igreja, nas quadras das escolas ou com as belíssimas apresentações da Quadrilha Pueirinha de Sete Lagoas.

Santo Antônio, São João e São Pedro ganham seus estandartes tão característicos por aqui e são celebrados nas bandeiras hasteadas durantes as festas de junho que se estendem por todo mês de julho também.

Esse ano não tivemos essas comemorações em junho e não teremos em julho. Mas, te convidamos a seguir Circuitando por aí! conosco. Que tal uma mini festa em casa? Seja para a família com as crianças ou só para o casal, trouxemos hoje dicas e receitas fáceis e econômicas de pratos que você encontra em todas as festas juninas dos municípios do Circuito das Grutas, para você preparar sua festa Julina em casa!

A MESA: Toalha xadrez ou com estampas coloridas não pode faltar. Faça bandeirinhas com revistas, escolha páginas mais coloridas. Desenhe corações em cartolina colorida e coloque junto às bandeirinhas para decorar.

O ESTANDARTE: Imprima da Internet figuras de São Pedro, São João e Santo Antônio, recorte pedaços de papel cartão ou papelão com 10 cm maior que a figura em cada lado, enfeite em volta com tecido, cole a ponta de fitas coloridas de tamanhos variados na parte debaixo e deixe dependuradas. No estandarte vale colar de tudo para enfeitar – lantejoulas, sobras de bijuterias… pendure entre as bandeirolas

A BEBIDA: QUENTÃO

INGREDIENTES: 300 ml de cachaça, 300 ml de água, 250 g de açúcar, casca de 01 laranja, casca de 01 limão, 25g de gengibre em pedacinhos, cravo-da-índia a gosto, canela em pau a gosto, 01 maçã cortada em pedacinhos

MODO DE FAZER: colocar em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo, colocar a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio. Coe em uma peneirinha e coloque a maçã picadinha. Manter no fogo, após o preparo e sirva.

O PRATO PRINCIPAL: CALDO DE FEIJÃO

INGREDIENTES: 2 xícaras (chá) de feijão cozido, 2 xícaras (chá) de água, 1 cebola média, 1 xícara (chá) bacon picado, 1 xícara (chá) de linguiça calabresa picada, 2 dentes de alho, pimenta do reino a gosto, sal a gosto, salsinha e cebolinha a gosto.

MODO DE FAZER: bata no liquidificador o feijão cozido e a água. Em uma panela, refogue o bacon, a linguiça, o alho e a cebola. Em seguida, despeje o feijão, coloque o sal a gosto, deixe apurar por cerca de 10 minutos em fogo médio, tempere com a pimenta e salpique a salsinha e cebolinha picada.

A SOBREMESA: CANJICA DOCE COM AMENDOIM

INGREDIENTES: 500 g de canjica branca, 1 lata de leite condensado, 250g de amendoim torrado e moído, 100g de amendoim torrado sem moer, 1 litro de leite, 8 colheres de açúcar, 2 pedaços de canela em pau.

MODO DE FAZER: Lavar a canjica em água corrente, deixar de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar. Cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia. Coloque em outra panela se necessário maior, acrescente o leite, o leite condensado e a canela. Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Misture o amendoim moído e o inteiro. Mexa bem desligue o fogo quando estiver bem cremosa.

Agora é vestir aquela roupa xadrez, colocar uma música e aproveitar em casa para não deixar o período passar em branco. No próximo ano nossas festas, barraquinhas, comidas e muita animação esperam por você no Circuito das Grutas.

Por Narly Simões