06 Museus mineiros para visitar a até 60 km da capital

Preservar a história e a memória do ser humano sempre é um enorme desafio. Os museus exercem um significado relevante nessa preservação pois são lugares de conexão entre passado, presente e futuro. Olhar o passado é conhecer o que influenciou nosso o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sustentem as futuras gerações.

Próximo a Belo Horizonte, em até 60 km de distância, é possível conhecer SEIS museus que vão da ciência a grandes personalidades. Conhecer esses museus é conhecer muito da história de Minas Gerais, na região do Circuito Turístico das Grutas. Uma viagem no tempo em uma viagem muito curta e um passeio inesquecível que você pode fazer, Circuitando por aí…

01. CEMITÉRIO PETER LUND - 37 km de BH

O monumento dedicado ao pai da Paleontologia Brasileira, Peter W Lund, o túmulo Dr. Lund foi construído num local escolhido pelo próprio naturalista para abrigar seus restos mortais e de seus colaboradores Peter Andreas Brandt, Wilhelm Behrens e Johann Rudolph Muller. 

Endereço: Rua Caiçara, s/n – Brant – LAGOA SANTA- MG. Funcionamento: segunda a sexta – Horário: 8h às 15h 

Telefone: (31) 3688-1390 

02. CAALE - 37 km de BH

CAALE – Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire – o Museu Caale é o primeiro núcleo de arqueologia criado em nível municipal no país. Atualmente, abriga aproximadamente 100 mil itens, entre fósseis, instrumentos líticos, cerâmica e material fotográfico.

 

Endereço: Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo, 62 – Centro – LAGOA SANTA – MG Funcionamento: Segunda à Sexta Horário: 12h às 18h – Telefone: (31) 3681 8755

03. CASA CHICO XAVIER - 41 km de BH

Inaugurada em 2 de abril de 2006, a Casa de Chico Xavier, no município de Pedro Leopoldo, conta com um acervo de quase 500 livros psicografados pelo médium, mais de 200 livros editados sobre sua vida e obra, além de objetos pessoais, cartas, anotações, documentos e fotografias.

Endereço: Rua Pedro José da Silva, 67 – Centro – PEDRO LEOPOLDO – MG Funcionamento: segunda, terça, quinta e sexta de 13h às 18h. Sábado: 13h às 18h. Domingo: 13h às 20h. Telefone: (31) 3665 1797

04. MEMORIAL LUIZ GONZAGA - 41 KM DE BH

Em 2010, foi inaugurado o “Memorial Luiz Gonzaga”, retratando a trajetória do médium na cidade, além da preservação de outros materiais importantes e da réplica da fachada da casa onde nasceu Chico Xavier, mais uma bela homenagem a este ilustre pedroleopoldense.

Endereço: R. São Sebastião, 55 – Centro – PEDRO LEOPOLDO – MG. Funcionamento:
Segunda a Sexta de 9h às 17h, sábado de 9h às 13h e domingo de 9h às 11h

 

05. MUSEU PETER LUND - 51 KM DE BH

O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, onde foi construída a sede ao lado da Gruta da Lapinha. No local estão reunidos 82 fósseis descobertos por Lund, no século 19, durante suas pesquisas na região de Lagoa Santa. 

Endereço: Rodovia AMG 115 KM 06 / Estrada Campinho – Lapinha – LAGOA SANTA – MG – Funcionamento: terça a domingo Horário: 9h às 16h30

06. CASA FERNÃO DIAS - 60 KM DE BH

A Casa Fernão Dias é um Patrimônio Cultural tombado pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. Completamente restaurada ao visitá-la, o turista vai conhecer a história do bandeirante Fernão Dias, que por alguns anos se instalou na região com sua tropa em busca de ouro e pedras preciosas.

Durante a visita também é possível conhecer muito das riquezas arqueológicas e naturais que pertencem à região.

Endereço: R. Fernão Dias, 10 – Q.ta do Sumidouro, PEDRO LEOPOLDO – MG – Funcionamento: Terça a Domingo – Horários: 09 às 17h – Telefone: (31) 3661 8122

IMPORTANTE: Durante este período de enfrentamento ao Coronavírus – COVID -19 – todos os museus estão fechados por tempo indeterminado.

Tão logo retornem seu funcionamento, aguardamos a sua visita!

Por Narly Simões