Vó é mãe com açúcar! Doces receitas das avós de Caetanópolis!

Vó é mãe com açúcar e elas são as lembranças mais doces da nossa vida!

Para esse tempo com algumas flexibilizações, o início da redução do contágio e a possibilidade de, com os devidos cuidados, visitar os avós, além do afeto da presença, vem junto o sabor e o amor dos temperos e alquimias da cozinha que só as avós possuem.

Em 2019, no Circuito das Grutas, o município de Caetanópolis foi buscar as receitas de família da forma mais doce possível: incentivando as crianças a aprenderem com as avós as delícias que elas fazem. Quem não se lembra daquele caderno, com os detalhes de uma receita e algumas folhas engorduradas onde a mão às vezes trêmula segurava para conferir mais uma vez se a ordem dos ingredientes estava correta?

Foram dias de conversas, aprendizados, carinho, partilha e gentileza. Desses encontros, mobilizados através da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de MG, nasceu um caderno com mais de 100 receitas das avós da cidade.

Hoje vamos dividir algumas com vocês para matarem juntos as saudades da doçura e amor em forma de alimento. Pegue a caneta, o caderno e prepare o estômago e o coração!

FAROFA DE CENOURA DA VOVÓ NACY –  Netinho Pedro Lucas

Ingredientes: 500g de cenoura vermelha, 02 ovos, alho, 01 pacote de biscoito cream cracker, 02 colheres de manteiga, salsinha, cebolinha, bacon e presunto.

Modo de fazer: picar a cenoura em pedaços e cozinhar com sal. Depois de cozida, escorrer e reservar. Afogar a margarina, o alho, a cebola e em seguida os ovos. Mexer com um garfo. Colocar a cenoura e em seguida os biscoitos quebrados Desligar, colocar a cebolinha e a salsinha. Se quiser, pode colocar o bacon frito e o presunto

PUDIM DE PÃO DA VOVÓ TUQUINHA – Netinho Eyke Lima

Ingredientes: 12 pães velhos, 02 latas de leite condensado, 02 latas de creme de leite, 08 ovos, 02 colheres de manteiga, 02 litros de leite quente.

Modo de fazer: molhar os pães no leite e acrescentar os outros ingredientes. Deixe descansar por duas horas, depois bater tudo no liquidificar. Untar o tabuleiro com manteiga. Coloque a massa no tabuleiro e polvilhar com açúcar e canela em pó e coloque para assar.

A criação desse caderno através da Prefeitura da cidade, somente foi possível pelo empenho e dedicação dos profissionais e alunos do Centro de Educação Infantil Municipal – Miriam Gonçalves César Ribeiro – Tia Mirinha e das lindas e dedicadas avós que dividiram com o mundo seus segredos à beira do fogão, recheados de afeto.

Aproveite essas receitas e divida o amor com as avós, que sempre se multiplica!

 

Por Narly Simões