Dia dos pais – envie esse link de presente ao seu! Esperamos vocês!

“Uma ocasião,
meu pai pintou a casa toda
de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.”

Adélia Prado

No próximo domingo, é dia de comemorarmos o dia de quem nos acolhe, nos dá a direção e sempre tem a palavra certa, na hora certa para nos dar segurança e amor: é dia de comemorar nossos Pais, mas dia deles é o ano inteiro. Com eles, nossos dias amanhecem seguros constantemente.

E tem pai de todo jeito: carinhoso, amoroso, aventureiro, festeiro, bom de garfo… o importante é conseguirmos estar junto deles nos divertindo e vivendo belas e inesquecíveis experiências.

Separamos algumas sugestões de presentes para você se programar para curtir com seu pai – ou seu filho – durante todo o ano Circuitando por aí!. Quem disse que presente precisa vir embrulhado numa caixa? Ele pode vir de uma forma diferente e ser guardado para sempre na “caixinha das melhores lembranças do coração.” Qual o jeito do seu pai? Com certeza pode ser um, mais de um ou todos. Programe-se e divirtam-se juntos. Esperamos vocês!

PAI AVENTUREIRO

Coladinho a Belo Horizonte estão três belas GRUTAS, que podem ser visitadas em dois ou três dias, ou, até mesmo, em bate-volta. Uma aventura no centro da terra!

Gruta da Lapinha em Lagoa Santa: Eleita em 2011 como uma das “Sete Maravilhas da Estrada Real”, a Gruta da Lapinha – da foto acima – tem 40 metros de profundidade e 511 de extensão, mas são visitáveis cerca de 300 metros. São 12 salões visitáveis, iluminados por led.

Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas:  considerada uma das maiores grutas de Minas Gerais. São 998 metros de extensão, com 220 metros visitáveis através de passarelas e escadarias. A gruta possui uma profundidade de 30 metros. Algumas formações possuem desenhos curiosos, como a Sorvetão ou a Cabeça de Leão. Toda a iluminação é feita com lâmpadas de LED, que são lâmpadas frias que provocam impacto menor nas formações.

Gruta do Maquiné em Cordisburgo: Uma das mais belas grutas do mundo e considerada o berço da paleontologia brasileira, a Gruta do Maquiné possui belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. possui aproximadamente 650 metros de galerias e sete salões explorados e preparados com iluminação e passarelas.- 

PAI CULT

Em até 100km de BH temos 12 Museus na região do Circuito das Grutas. Conhecer esses museus é conhecer muito da história de Minas Gerais. Uma viagem no tempo em uma viagem muito curta e um passeio inesquecível que você pode fazer, Circuitando por aí… Eles contam histórias de um tempo, da ciência e de personalidades como Guimarães Rosa, Peter Lund, Chico Xavier  e Clara Nunes.

Clique aqui e aqui para saber mais detalhes sobre esses museus para programar a viagem de vocês.

PAI FESTEIRO

Música, tradições populares, folclore, arte, dança, apresentações teatrais e muitas descobertas. São festas que acontecem durante todo o ano para vocês se programarem para comemorar a parceria de pai e filho todos os meses. Eventos 100% gratuitos e para variados gostos.

Boi da Manta: O Boi da Manta é de Minas e é nosso, aqui do Circuito das Grutas e sai sempre pelas nossas cidades na véspera do Carnaval. Clique aqui e saiba mais sobre o Boi para pular carnaval com seu pai.

Festival Clara Nunes: Realizado anualmente em Caetanópolis no mês de agosto, o Festival Cultural Clara Nunes tem mais de 100 horas de espetáculos de música, dança, folclore e teatro, shows com artistas locais e de renome nacional.Esse ano acontecerá virtualmente na próxima semana. Clique aqui e fique por dentro para você curtir a festa em casa com seu pai.

Festival de Folclore de Jequitibá: Com o título de Capital Mineira do Folclore, Jequitibá faz do evento um momento único de reunião das inúmeras manifestações folclóricas do município e da região. Sempre no mês de setembro, são dias de intensa programação, todas gratuitas, com uma experiência única sobre a arte e da cultura popular. Clique aqui e acompanhe.

Festival de Luz: Realizado pela Fundação Cultural Chico Xavier de Pedro Leopoldo, o festival tem programação surpreendente, caminhadas, exposições artísticas, passeios, apresentações musicais, workshops e várias outras manifestações artísticas, o Festival valoriza, sensibiliza e aprimora a arte convidando toda a população a refletir sobre temas importantes. Clique aqui para conhecer mais sobre o Festival que está programado para o primeiro semestre de 2021.

PAI BOM DE GARFO

A gastronomia da região do Circuito das Grutas é surpreendente. Se seu pai é daqueles que apreciam a boa mesa mineira, prepare-se para surpreendê-lo. A culinária é daquelas que enchem os olhos e o prato para juntos vocês dividirem fabulosas experiências temperadas com tradição, segredos e afetos. Aqui selecionamos somente alguns, mas em cada cidade, cada canto e cada cozinha do Circuito das Grutas, Circuitando por aí! você encontra sabores prá lá de especiais.

Festival do Frango Caipira: Acontece no segundo semestre em Cordisburgo onde a atração principal é o preparo do famoso e tradicional prato mineiro. Durante o evento são elaboradas de 8 a 10 receitas diferentes, tendo como o ingrediente principal o frango caipira e acompanhamentos diversos, que ficam a escolha de cada cozinheiro. Imperdível!

Circuito Gastronômico de Pedro Leopoldo: com a participação de vários restaurantes da cidade o Circuito acontece durante o Festival de Luz e homenageia alguma personalidade da cidade. Já homenageou Chico Xavier e também o Jornalista Nicolau Neto preparando variações dos seus pratos preferidos. São receitas incríveis de sabores inesquecíveis.

Rota das Doceiras de Lagoa Santa: Um caminho doce que une experiência e tradição. São doceiras que carregam consigo os segredos e toda a tradição do ofício da produção de doces e quitandas da região, tradição essa que envolve a transmissão dos saberes entre as diversas gerações ao longo do tempo. Para saber como presentear seu pai “com açúcar e com afeto” e percorrerem a Rota das Doceiras, clique aqui.

Todo dia é Dia dos Pais, todo dia é dia de presentes, de presença e de planos. Seja qual for o jeitão do seu pai, certamente o que vocês viverão de melhor são as experiências. Assim como serão elas que seu filho guardará na lembrança da convivência recheada de afeto entre vocês. 

Envie esse link como presente para seu pai e programem-se para, quando esse momento passar, vocês comemorarem juntos durante todo o ano.

Desejamos um DIA DOS PAIS cheio de amor e afeto a todos os pais! Estamos esperando vocês!

Por Narly Simões